Palhaçaria e Circo: Uma Tarde em Família com Palhaços sem Fronteiras
Vaga para Pessoa Coordenadora- Museu das Favelas
#vaga para vaga de Pessoa Coordenadora de Exposição e Programação- Museu das Favelas
Quais as principais atividades dessa posição?
-Coordenar o Programa de Exposições e Programação Cultural do Museu das Favelas, planejando as ações do programa, de modo coerente com os objetivos estratégicos e as diretrizes da Política de Museus de São Paulo.
-Conceber diferentes tipos de projetos criativos para o público do museu (exposições, festivais, seminários, feiras, exposições oficinas, workshops, programas e experiências no geral). Estes projetos podem ser feitos originalmente pelo Museu ou por parceiros convidados – no primeiro caso, o coordenador vai liderar o projeto desde a concepção junto ao time criativo até a sua execução e avaliação final pelos públicos e prestação de contas.
-Promover a articulação da cena cultural e criativa de São Paulo/Brasil para co-criar projetos originais para o Museu das Favelas com produtores, fornecedores e parceiros estratégicos do Museu. O Coordenador é responsável por construir um nexo de programação criativa e um guarda-chuva de atividades e experiências ao longo do ano para o museu. Para este arco de programação, deve pensar em públicos diversos e formatos diversos, articulando áreas da diretoria e parceiros externos para criarmos uma programação atraente e potente para o Museu das Favelas.
-Coordenar a execução de projetos e ações de programação cultural, voltada a vários públicos e que articulem múltiplas linguagens.
-Coordenar a execução de projetos de exposição, seja de longa duração, temporárias, itinerantes e virtuais, sendo responsável pela proposição de metodologias de criação participativa e colaborativa com agentes internos e externos ao IDG/Museu das Favelas.
-Prospectar fornecedores para os projetos e ações do Programa, de modo ativo e a partir dos critérios do Museu das Favelas, valorizando agentes culturais das favelas e periferias no Brasil.
-Elaborar especificações de serviços e materiais, seguindo a Política de Compras e Contratações Sustentáveis do
IDG e acompanhar os processos de compras junto a área competente, zelando pelo cumprimento dos prazos pela entrega de documentação adequada.
-Elaborar briefs e sinopses para parceiros criativos especialistas desenvolverem peças, conteúdos e materiais para os projetos, eventos e exposições.
-Coordenar as entregas dos prestadores de serviços contratados para as ações e projetos, responsabilizando-se pelo envio correto de todas as informações e pela articulação interna e externa com cada prestador
contratado.
-Responsabilizar-se pelo compartilhamento de informações sobre os projetos junto das demais equipes do Museu e garantir as aprovações junto às instâncias necessárias, conforme o tipo de projeto.
-Apoiar o Comitê Curatorial e/ou outra instância curatorial do Museu na proposição e colaboração com temas, linhas narrativas, formatos inovadores, e experiências no geral. É responsável por garantir a linguagem criativa do Museu das Favelas em todas as exposições e projetos de conteúdo junto de diferentes parceiros.
-Zelar pelos processos e normas internas, respeitando o patrimônio edificado da sede do Museu e zelando pelo bom uso dos acervos – próprios e de terceiros – nos projetos e ações do Museu das Favelas.
-Coordenar múltiplos projetos de modo concomitante; articular com parceiros externos, fazer pesquisa e convites de quem pode se juntar ao Museu em cada projeto; briefar parceiros e garantir que o projeto está sendo composto da melhor forma, dentro do tempo e orçamento previstos.
-Trabalhar com outras áreas da Diretoria do Museu das Favelas e com outras áreas estratégicas do Museu e do IDG para desenhar em conjunto os projetos e experiencias do ano, se tornando a parte central de conexão de visão do todo para que os projetos criativos se materializem de forma interseccional.
-Elaborar relatórios nos prazos adequados, colaborando para a plena prestação de contas e cumprimentos das obrigações contratuais do Museu das Favelas.
-Elaborar e realizar pesquisas periódicas de avaliação de públicos (perfil e satisfação), conforme as obrigações contratuais com a Secretaria de Cultura.
-Elaborar planejamento orçamentário para cada projeto e para a área, revisando sempre que necessário e adequando às condições de mercado e de recursos internos disponíveis.
-Acompanhar a execução orçamentária da área, informando os responsáveis quando houver ocorrências que demandem sua repactuação e revisão.
-Representar a Direção do Museu quando solicitado, em reuniões e eventos.
Coordenar equipes de prestadores de serviços e subordinados diretos, com respeito e zelando pelo pleno cumprimento das obrigações da área.
Formação: Superior Completo em Ciências Humanas e Sociais, Museologia, Artes Visuais, Comunicação, Produção Cultural, Marketing ou áreas correlatas.
Requisitos/ Escolaridade mínima: Formação superior completa
Outros requisitos
Atuação prévia em produção de exposições, projetos expográficos e cenográficos para exposições e eventos; Atuação prévia com projetos e/ou instituições relacionados à temas como: Sociedade, Diversidade, Direitos humanos e inclusão; Atuação prévia com projetos culturais, especialmente projetos patrocinados em leis de incentivo.
Desejável forte relacionamento institucional; Habilidade em negociação; Habilidade em elaboração de projetos; Conhecimento do Pacotes Office (Word, Power Point, Excel, Outlook, Publisher) e ferramentas de controle de projetos e atividades; Desejável inglês fluente; Desejável conhecimento em espanhol.
Benefícios: Auxílio academia/ Assistência odontológica/ Assistência médica/ Vale-transporte/ Vale-alimentação/ Vale-refeição.
O CLICK MUSEUS desenvolveu o APP VAGAS CULTURAIS, disponível para Android ( versão Atualizada) Através desse aplicativo é possível buscar vagas de emprego exclusivamente no setor da cultural a nível nacional, também é possível consultar os diversos editais culturais lançados em 2024.