Vaga de Assistente de Jornalismo-Instituto Vladimir Herzog

#Vaga de Assistente de Jornalismo e Liberdade de Expressão-Instituto Vladimir Herzog

O Instituto Vladimir Herzog abre processo seletivo para o cargo de Assistente de Jornalismo e Liberdade de Expressão. Trata-se de uma vaga afirmativa e exclusiva para mulheres autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.

Entre as atribuições do cargo estão o acompanhamento de reuniões de equipe e dos projetos desenvolvidos pela área de Jornalismo do Instituto, a produção de conteúdo para os canais de comunicação da área e da instituição, e o acompanhamento das atividades de formação, reuniões de articulação e alinhamentos internos da Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores.

SOBRE O INSTITUTO VLADIMIR HERZOG 

O Instituto Vladimir Herzog (IVH) é uma organização da sociedade civil criada em junho de 2009 para celebrar a vida e o legado de Herzog, jornalista assassinado pela ditadura militar que dominou o Brasil entre 1964 e 1985. Com quinze anos de existência, a instituição tem como missão trabalhar com toda a sociedade pela  defesa dos valores da Democracia, dos Direitos Humanos e da Liberdade de Expressão. Nossas ações se organizam em três grandes frentes: Educação em Direitos Humanos; Jornalismo e Liberdade de Expressão; Memória, Verdade e Justiça. Dedicamos também nosso trabalho, de forma transversal, às temáticas de gênero, raça e meio ambiente.

SOBRE A ÁREA DE JORNALISMO LIBERDADE DE EXPRESSÃO (JLE)

Sem uma imprensa livre e comprometida com o interesse público, o regime democrático não prospera. Por isso, entendemos o jornalismo como um instrumento fundamental para a sociedade.

Muito além da segurança pessoal dos jornalistas, comunicadores e de todos os profissionais que trabalham em veículos de comunicação, essa luta visa a fortalecer a instituição da liberdade de expressão, pedra fundamental da democracia; e assegurar o direito de todos os cidadãos ao acesso a informações que lhes permitam formar seus próprios juízos individuais a respeito dos assuntos de interesse público da vida nacional.

Inspirados na grandeza dos valores de Vlado, não é o medo que nos move, mas a confiança no ser humano e em seu potencial.

Desta forma, a área de Jornalismo e Liberdade de Expressão se concentra em três pilares de atuação: valorizar produções jornalísticas comprometidas com o interesse público e a promoção da cidadania; contribuir com a formação dos futuros profissionais e investigar, denunciar e conter violações de direitos dos cidadãos a fim de contribuir para a garantia à proteção e ao direito à liberdade de expressão dos jornalistas e comunicadores de todo o país.

ATRIBUIÇÕES DA VAGA : Acompanhar reuniões de equipe e dos projetos desenvolvidos pela área de Jornalismo do Instituto; Contribuir com a gestão dos projetos, auxiliando na implementação de fluxos para encaminhamento e monitoramento das deliberações;

Produzir conteúdo (texto para sites, posts em redes sociais e etc) sobre JLE para alimentar os canais de comunicação da área e da instituição; Produzir a newsletter para jornalistas e comunicadores que integram a Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores;

Acompanhar atividades de formação, reuniões de articulação e alinhamentos internos da Rede Nacional de Proteção de Jornalistas e Comunicadores; Contribuir com a divulgação e o engajamento de participantes dos projetos desenvolvidos pela área; Participar da divulgação e da realização dos prêmios Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão e Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

PERFIL DESEJADO:

Graduação em Comunicação, Ciências Sociais, Gestão de Políticas Públicas ou cursos semelhantes; 1 ano ou mais de experiência em iniciativas do terceiro setor ou em veículos de comunicação; Boa comunicação oral e escrita; Boa capacidade de organização e gestão de projetos; Bom relacionamento interpessoal; Experiência  com ferramentas Google; Experiência Pacote MSOffice; Experiência com ferramentas básicas de atualização de sites e redes sociais; Proatividade, capacidade de solucionar problemas, escuta ativa e empática e senso de prioridade.

DIFERENCIAIS (NÃO OBRIGATÓRIOS)

Militância em direitos humanos e defesa das liberdades de expressão e de imprensa; Conhecimento sobre jornalismo independente, alternativo e comunitário; Espanhol e inglês.

CONDIÇÕES GERAIS

Regime de Contratação: Pessoa Jurídica

Remuneração: R$ 4.000,00 mensais, pago mediante nota fiscal

  • Local de trabalho: São Paulo, bairro Sumaré, próximo ao metrô Sumaré e Vila Madalena (trabalho presencial 4 vezes por semana)
  • Vaga afirmativa exclusiva para mulheres autodeclaradas, pretas, pardas ou indígenas
  • Previsão de início: Julho de 2024

Inscrição através do formulário até dia 30/06

Dúvidas ou mais informações através do e-mail selecao@vladimirherzog.org

Read Previous

Vaga de Analista de Controladoria Sênior- Catavento Cultural

Read Next

Oficina de Carimbo com folha na Casa Guilherme de Almeida – GRÁTIS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *