Tumba egípcia é impressa em 3D na Itália

Pode ser a tumba do importante empregado egípcio Khunes que viveu na era Fati do Faraó (2300 aC). Foi reconstruída com uma impressora 3D e colocada online. Emanuele Taccola, chefe do Laboratório de Design e Restauração da Universidade de Pisa, criou um modelo de tumba interativo imersivo graças aos dados coletados durante a última escavação do Sultão Zawyet na margem leste do Nilo, no centro do Egito, ao sul da cidade de Minia.

Foto: Ansa

“Nesta área, que deve ter desempenhado um papel fundamental na unificação do Egito no alvorecer da sua civilização, os arqueólogos estão envolvidos em uma análise espacial das estruturas e da paisagem para explorar as interconexões entre os restos mortais, que vão de 3200 a.C. a 1300 a.C”, explica uma nota da Universidade de Pisa.

De acordo com o texto, “Esta é uma pirâmide incompleta, elevando-se sobre o cemitério antes da dinastia. Alguns túmulos nobres são esculpidos na rocha, incluindo Kunes no período Gunus, um templo e uma vila.” O laboratório de Pisa também explicou: “Por causa do receptor diferencial Gnss usado na tumba de Khunes, ele concluiu o trabalho básico de mapeamento do local.” Além disso, a pesquisa foi realizada por meio de “fotogrametria”, que garante que a pesquisa arqueológica obtenha informações de medição precisas para criar um modelo 3D em que um visualizador pode ser usado para movimento virtual.

Fonte: Ansabrasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile