TMSP abre edital de Residência Artística e Mediação Cultural

O Complexo Theatro Municipal informa que estão abertas as inscrições do Edital para Seleção de Projetos de Residência Artística e Mediação Cultural, que irá escolher duas (02) propostas inéditas de residência artística e mediação cultural, a serem coordenadas pelo Núcleo de Educação do Theatro Municipal que integra a Gerência de Formação, Acervo e Memória.

O projeto deve articular as linguagens artísticas presentes no Theatro como a música, a dança, as artes visuais, as artes cênicas, extroverter seus conteúdos tais como acervos, criações artísticas e conhecimentos técnicos, e estimular o diálogo do equipamento cultural com seu entorno e com a cidade.

A intenção do edital é ocupar diferentes espaços do Complexo Theatro Municipal de maneira inovadora, estimulando a articulação entre suas linguagens e ampliando o acesso à sua programação, por meio de ações de mediação e intervenções culturais que convidem o público para participar de experimentações artísticas que estimulem a ampliação de repertório e para amplificar o diálogo entre público e o Theatro. Além disso, a acessibilidade deve ser objeto de reflexão na elaboração do projeto.

Do projeto

Os projetos deverão ser realizados em um período de 3 a 4 meses (entre agosto e novembro de 2022). É desejável a regularidade nas ações que envolvem participação do público. Deverá ser realizada pelo menos uma ação aberta na Praça das Artes, no formato mais coerente com o projeto, por um período de duas horas. O cronograma do projeto será organizado junto ao Núcleo de Educação. O projeto deve considerar a possibilidades de diálogo e articulação com outras ações institucionais.

As ações poderão acontecer em diversos espaços do CTM, como a Praça das Artes e a Central Técnica e se desdobrar nos arredores do Theatro, incluindo as pessoas que circulam espontaneamente no bairro, estimulando a formação de público.

Também será possível reutilizar figurinos, adereços, objetos e cenografia de programações passadas do Theatro Municipal que estão guardadas na Central Técnica de acordo com a disponibilidade e avaliação da equipe técnica.

Da premiação

As contratações dos projetos contemplados serão feitas como pessoa jurídica, e a proposta pode ser enviada individualmente ou por um coletivo de artistas. O prêmio para cada projeto será de R$32.000,00.

Das inscrições

As inscrições podem ser realizadas até dia 01 DE JULHO , através da Plataforma do Theatro Municipal de São Paulo. Para mais informações leia o edital completo. Em caso de dúvidas, escreva um e-mail para editaiseducacao@theatromunicipal.org.br

Leia também: Museu Lasar Segall disponibiliza Cadernos de Atividade Criativas (baixe grátis)

Read Previous

Museu Judaico convida: Diário, cartas e autobiografias fontes valiosas de pesquisas (grátis)

Read Next

Museu do Pontal convida: Baú de brinquedos e contação de histórias (grátis)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.