O concurso tem o objetivo de premiar três crônicas esportivas sobre futebol, escritas em língua portuguesa e inéditas – ou seja, jamais publicadas –, a fim de valorizar este gênero, reconhecer autores e autoras, e estimular o olhar crítico sobre o futebol brasileiro.
Por crônica esportiva entende-se o texto de narrativa curta, entre o jornalismo e a literatura, que aborda questões do cotidiano esportivo, entremeadas por humor, crítica, ficção ou fantasia. Não se espera que a crônica seja um relato exato de um fato, mas a livre interpretação do autor ou autora sobre ele. Pode-se, inclusive, aludir a situações ficcionais, desde que estas mantenham verossimilhança com o ambiente esportivo.
Em consonância com a temática principal da instituição, as crônicas deverão versar especificamente sobre futebol, sendo encorajada a abordagem sobre formas não hegemônicas do esporte, tais como, mas não só, futebol de mulheres, futebol amador e de várzea, futebol adaptado, futebol como lazer, entre outras manifestações do jogo.
Os três primeiros colocados receberão prêmio em dinheiro e terão seus textos publicados no site do Museu do Futebol. O primeiro colocado terá seu texto publicado, também, em uma edição impressa da Revista Placar e no site da publicação, a critério desta.
Inscrições
As inscrições são gratuitas, ficarão abertas de 13 de junho de 2022 a 13 de julho de 2022, e serão realizadas exclusivamente por meio digital, através do preenchimento do formulário e do upload dos arquivos a partir deste link: Clique Aqui
Clique Aqui para acessar o edital
Texto e fonte: Museu do Futebol