Plano de Aula Museu Nacional

Quinta da Boa Vista

AUTOR: Vitória Rosa
FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL: Graduanda em Biblioteconomia
FACULDADE: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO
MUSEU: Museu Nacional – UFRJ
HABILIDADES DA BNCC: [EF69ARO2] Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço

Foto: Dornicke


NOME DO PLANO: Resgatando o passado para reconstruir o futuro
SÉRIE: Ensino fundamental anos finais
RECURSOS NECESSÁRIOS: Dispositivos eletrônicos com acesso à internet (tablet, celula) lápis; borracha; caderno
DURAÇÃO: 2 aulas
OBJETIVO ESPECÍFICO: Conhecer e compreender a história; reconhecer a importância do acervo como patrimônio cultural; assimilar a preservação como um meio de valorizar a identidade da nação e estimular seu desenvolvimento para o futuro.

Primeira Aula:

Foto: Pixabay


Apresentação do tour virtual guiado pelo Museu Nacional e navegação pelo site, através da plataforma Google Arts and Culture. Serão visitadas diversas salas e contemplados diferentes objetos, contando com informações por áudio e escritas sobre os mesmos.
Pedirei que cada aluno acesse o site, navegue pela exposição virtual e escolha uma peça que lhe chame a atenção, sinalizando em uma planilha previamente preparada por mim, qual a obra escolhida para que não ajam repetições.
Após a escolha, solicitarei que realizem uma breve pesquisa que será apresentada na aula seguinte sobre o bem cultural musealizado. Pesquisa com pauta livre, contendo no mínimo as seguintes informações: Nome da peça, datação, origem, funções.

Segunda Aula:

Foto: Pixabay


Na segunda aula iremos realizar uma discussão sobre as obras. Cada aluno irá discorrer sobre as informações por ele pesquisadas, enquanto isso, irei projetar a imagem da peça mencionada para que todos os alunos a contemplem.
Indagarei a cada aluno questões como: Qual a motivação para a escolha da obra? Nos dados encontrados, o que considera mais interessante? Qual o impacto causado em sua época? Qual sua relevância para a atualidade? Terceira aula
Iniciarei um debate sobre a importância do patrimônio cultural, da preservação dos itens e consequentemente da memória. Discorrendo sobre como o conhecimento da história pode influenciar a sociedade contemporânea. Finalizarei com histórico do Museu Nacional, abordando sua origem, o dia do fatídico incêndio e seu cenário atual.
Como trabalho de conclusão pedirei que cada aluno produza uma arte representando o que mais lhe interessou no conteúdo abordado, podendo ser: poesias, pinturas, músicas, artes gráficas, etc. As mesmas serão expostas para apreciação de todos.


MINI CURRÍCULO:
• Graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro– UNIRIO.
• Curso: Documentação de Acervo Museológico pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP.
• Tenho como propósito aprofundar e transmitir meus conhecimentos em áreas como
documentação e informação, preservação, memória e educação.

Referências:

GOOGLE ARTS AND CULTURE. Por Dentro do Museu Nacional. Disponível em:https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil?hl=pt

MUSEU NACIONAL. O Museu. Disponível em: http://www.museunacional.ufrj.br/dir/omuseu/omuseu.html

Read Previous

MIS-Museu da Imagem e Som São Paulo/contrata 04 vagas – Orientador(a) de Público | John Lennon em Nova York por Bob Gruen.

Read Next

Plano de Aula – Museu Casa Fritz Alt

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *