Plano de aula Museu Casa de Portinari

Autor: André Luís Eugênio de Oliveira

Formação: Ciências Humanas História e Geografia); Linguagens (Língua Portuguesa).

Faculdade: UniToledo; UniJales e Unar

Museu: Casa de Portinari

Habilidades da BNCC: (EF15AR07) Reconhecer algumas categorias do sistema das artes visuais (museus, galerias, instituições, artistas, artesãos, curadores etc.); (EF69AR04) Analisar os elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, direção, cor, tom, escala, dimensão, espaço, movimento etc.) na apreciação de diferentes produções artísticas; (EF69AR31) Relacionar as práticas artísticas às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

Nome do Plano: Arqueólogos Mirins

Ano: Ensino Fundamental II

Material: Folha de sulfite, notebook, celulares, lápis e canetinha.

Duração: 06 aulas

Objetivos: Aprender técnicas de pintura; compreender e relacionar patrimônios históricos materiais e imateriais; produzir arte temática.

Desenvolvimento: Levantamento prévios dos alunos, apresentação do artista e sua cidade – Brodoswki – São Paulo; Conhecer a origem do artista, sua relação com as artes plásticas e suas obras; realizar experiências com pinturas murais e técnicas desenvolvidas pelo artista.

Aula: 1 e 2

Apresentação do artista Cândido Portinari e de sua cidade bem como o museu virtual https://www.museucasadeportinari.org.br/.

Aula: 3 e 4:

Conhecer o museu na cidade de Brodoswki, interior de São Paulo, com agendamento prévio pelo site. Para conhecer a obra e vida do artista; suas técnicas; suas obras.

Aula 5 e 6:

Produzir pintura mural de forma temática utilizando as influências do artista Cândido Portinari e suas técnicas na arte visual.

Referências: https://www.museucasadeportinari.org.br/

Minicurrículo:

André Luís Eugênio é professor de ciências humanas e linguagens na escola pública e privada desde 2011 atuando no ensino fundamental e médio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile