ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Pina_ 1922: Modernismos em Debate

A Pinacoteca do Estado de São Paulo nos apresenta o evento “1922: Modernismos em Debate”, um ciclo de debates que acontece entre os meses de Março e Dezembro de 2021, de modo totalmente online. Os encontros que acontecem uma vez por mês, contam ao todo com 41 participantes convidados.

A ação acontece em parceria com diferentes Museus e centros culturais, como por exemplo o Instituto Moreira Salles (IMS), O Museu de Arte Contemporânea  (MAC – USP) e pela própria Pinacoteca de São Paulo, propondo uma revisão crítica da Semana de 22, , contextualizando-a historicamente e examinando outras manifestações similares em diversas partes do país.

O evento que é produzido de forma online e gratuita, pode ser acompanhado através do canais das três instituições, tanto pelo Facebook, quanto pelo YouTube. Um dos pontos de reflexão será o interesse dos modernistas pela cultura popular e os discursos nacionalistas que emergiram no período e tiveram desdobramentos políticos e ideológicos de espectro variado. Além disso, questões mais técnicas também serão trabalhadas como a ausência da fotografia e do cinema na mostra que marcou a história do país.

Para os debates, foram convidados pesquisadores de diferentes e estados e linhas pesquisa, a fim de abarcar diferentes pontos de vistas, ampliando o conceito de modernismo, e buscando discutir especificidades dos diversos movimentos que despontaram no Brasil, entre os anos de 1920 e 1940. A discussão que a principio possui um viés acadêmico, também convida artistas contemporâneos para discutir o t teor ideológico presente na representação de corpos negros e indígenas nas obras do período.

 A Pinacoteca, quando próximo do encontro, disponibiliza a programação completa, incluindo as mesas temáticas, horários, e os pesquisadores convidados a participar. No entanto, deixamos um resumo da programação dos próximos encontros, e os links para participação, lembrando que não é necessária nenhum tipo de inscrição.

Programação:

31 de maio, segunda-feira: Culturas urbanas

28 de junho, segunda-feira: O popular como questão

26 de julho, segunda-feira: Outras centralidades

30 de agosto, segunda-feira: Artes indígenas: apropriação e apagamento

27 de setembro, segunda-feira: Fotografia e cinema

25 de outubro, segunda-feira: Artes do cotidiano

29 de novembro, segunda-feira: Políticas do Modernismo

13 de dezembro, segunda-feira: Futuro e passado: legados para o patrimônio

Links de participação do ciclo de debates 1922: Modernismos em debate:

Youtube: youtube.com/pinacotecadesãopaulo

Facebook: facebook.com/PinacotecaSP

Renata Rodrigues

Read Previous

Baixe GRÁTIS 7 livros PDfs sobre a Pós-Abolição

Read Next

Reimaginar para recuperar: o Museu do Seridó na 19ª Semana de Museus

2 Comments

  • […] Semana de Arte Moderna será tema do ciclo de debates 1922: modernismos em debate, que acontece entre março e dezembro de modo online. Os encontros serão […]

  • Eva Ganc Professora de História e Artista Plástica, Jornalista, gostaria de me inscrever.

Deixe uma resposta