O Museu Lasar Segall foi idealizado pela viúva de Lasar Segall, Jenny Klabin Segall, o Museu Lasar Segall foi criado como uma associação civil sem fins lucrativos em 1967 pelos filhos do casal, Mauricio Segall e Oscar Klabin Segall. A antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932 por seu concunhado, o arquiteto Gregori Warchavchik, abrigam a instituição. Em 1985, o Museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, e é hoje uma unidade do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, autarquia do Ministério da Cultura.

Museu Lasar Segall

Museu Lasar Segall - Destino Compartilhado

Além de seu acervo museológico, o Museu constitui-se como um centro de atividades culturais, oferecendo programas de visitas educativas, cursos nas áreas de gravura, fotografia e literatura, e abriga um cinema e uma biblioteca especializada em artes do espetáculo e fotografia. O Museu, como órgão federal, é apoiado pela Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall – ACAMLS, uma sociedade civil sem fins lucrativos, viabilizada pela colaboração de instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas.

O Museu Lasar Segall disponibiliza para download gratuito seu Caderno de Atividades Criativas, que traz propostas de atividades inspiradas na vida e obra do artista para serem desenvolvidas em parceria por crianças e adultos. Produzida pela Ação Educativa do MLS, a publicação apresenta nos sete volumes já lançados em 2020 um conjunto de atividades lúdicas orientadas, além de textos que convidam à troca de percepções e perspectivas sobre as obras. Além de conhecer um pouco mais sobre a produção de Segall mesmo a distância do museu, crianças e adultos poderão experimentar juntos diferentes formas de expressão por meio de diversas linguagens visuais e artísticas. A publicação, que convida a um momento de diversão e aprendizagem em família, grupos de amigos ou ambientes educacionais, pode ser uma grande ferramenta educativa em tempos de isolamento social.

Link dos Cadernos de Atividades Criativas: http://www.mls.gov.br/oficinascursos/mls-lanca-publicacao-online-com-atividades-criativas-para-criancas-e-adultos/

Fonte: Site Museu Lasar Segall

Caixa Cultural convida para oficina online e gratuita de Mini Fantoches