O Jardim do Tarô na Itália feito pela artista Niki De Saint Phalle

A artista Niki de Saint Phalle nasceu na França, em 1930, viveu nos Estados Unidos, na Espanha e faleceu em San Diego (EUA) em 2002, por uma doença pulmonar causada pela inalação dos gases tóxicos das tintas que pintava. Ela passou a maior parte de sua infância em Nova York, onde se tornou modelo para as revistas Vogue e Life. Mais tarde, começou a pintar, experimentando diferentes mídias e estilos e estudando teatro e atuação. Dois anos depois de ter seu primeiro filho, com apenas 22 anos, ela teve um colapso mental e precisou ser hospitalizada. No hospital psiquiátrico descobriu que a pintura poderia ser um auxílio na sua recuperação e uma forma de lidar com a depressão. Sua obra destacou o feminino e ao mesmo tempo foi uma crítica aberta sobre diferentes temas, principalmente políticos, como a falta de direitos das mulheres.

Em 1961, Niki fez sua primeira exposição individual em Paris, apresentando trabalhos produzidos a partir de cartuchos de tinta com tiros de pistola ou de canhão, chamados de “pinturas de tiro”. Em 1963, ela iniciou a criação de um novo tipo de trabalho: relevos figurativos de mulheres, noivas, dragões e monstros. No ano seguinte, Niki fez suas primeiras grandes esculturas pelas quais se tornou mais famosa, as Nanas.

Em 1979, a artista iniciou o desenvolvimento do Jardim do Tarô na Toscana, localizado na Itália, finalizando-o somente em 2002. Muitas pessoas e artistas ajudaram Niki de Saint Phalle a construir o jardim, soldando, criando e colando as peças das esculturas. O espaço é administrado pela Fundação Jardim do Tarô, criada em 1997, cuja missão é manter e preservar a monumental obra de arte. Mesmo após mais de 20 anos da construção do jardim, vários membros da equipe original continuaram trabalhando com a Fundação Jardim do Tarô. A jardinagem, por exemplo, começou com Ugo Celletti, que era o carteiro local e aos poucos começou a ajudar com as plantas, acabando por assumir um grande número de tarefas, até mesmo na colagem dos espelhos.

O Jardim do Tarô é composto por esculturas arquitetônicas que representam as 22 cartas dos Arcanos Maiores no baralho do tarô, com até 15 metros de altura, feitas de aço e concreto, cobertas com espelhos, vidros e cerâmicas coloridas. A inspiração para o jardim surgiu quando Niki visitou o “Parque Guell” de Antoni Gaudí, em 1955, na Espanha, e sentiu vontade criar seu próprio jardim unindo arte e natureza, além de ser familiarizada com a tradição dos jardins barrocos e com as construções de castelos na França. Para Niki, o Tarô significou uma melhor compreensão do mundo espiritual e dos problemas, um modo de percepção da própria vida. O Tarô é um antigo conjunto de cartas, com ilustrações que possuem diferentes significados, mostrando experiências existenciais, humanas e estados psíquicos.

O jardim foi oficialmente aberto ao público em maio de 1998, recebendo um pouco mais de 18.200 visitantes. Em 2007, o parque estava recebendo cerca de 54.000 visitantes e em 2017 o público saltou para 109.900. Com o aumento significativo do público, o objetivo da fundação tem sido a manutenção das esculturas, caminhos e vegetação do jardim para garantir a visão e conceito de Niki de Saint Phalle, juntamente com a segurança dos visitantes.

Para conhecer mais sobre o jardim, você pode acessar o mapa interativo pelo link: http://ilgiardinodeitarocchi.it/en/visit/interactive-map/

4 Comments

  • O Jardim do Tarô na Itália é um testemunho da criatividade e do talento de Niki De Saint Phalle. Essa obra de arte ao ar livre é uma experiência única e inspirada, onde a imaginação se encontra com a natureza de maneira extraordinária. Imperdível para os amantes da arte e da beleza!

  • O Jardim do Tarô na Itália é uma obra-prima de criatividade e beleza. Niki De Saint Phalle nos apresentou um lugar encantador que combina arte e natureza de maneira única. Inspirador!

  • feito pela artista Niki De Saint Phalle” é uma maneira empolgante de explorar essa obra incrível de arte ao alcance de todos.

  • O Jardim do Tarô de Niki De Saint Phalle na Itália é uma atração única que combina arte e natureza de maneira excepcional. Imperdível para os amantes da arte e da beleza.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile