Museu das Culturas Dom Bosco abre agenda para visitas virtuais guiadas
Quem “dança” seus males espanta!
Aqui no click sempre falamos bastante sobre pinturas, esculturas, literatura e até mesmo sobre performance, que é um dos pólos de ação do nosso grupo.
Mas você sabia que na verdade existem 11 tipos de arte ao todo? Sendo eles: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.
Hoje vamos falar um pouquinho melhor sobre a dança!
Essa modalidade artística é uma das formas mais antigas de manifestação, sendo uma das primeiras demonstrações expressivas do ser humano. A dança teria origem pré-histórica, sendo o resultado de experimentações que homens e mulheres das cavernas faziam, como bater os pés e as mãos.
Os nossos ancestrais nem sempre dançavam só por estarem felizes, também se dançava em rituais de celebração, agradecimento, cerimônias fúnebres e para pedir proteção. Ou seja, desde o início dos tempos, a dança já nasce tendo um caráter sagrado. E isso acontece até hoje!
Quando se fala em dança, provavelmente você já pensa em um acompanhamento musical, não é? Geralmente esse tipo de arte vem mesmo acompanhado de algum tipo de música, mas isso não é essencial, já que também é possível expressar-se nessa linguagem sem o auxílio de música.
Diferentemente dos pintores e escultores, os dançarinos realizam muitos movimentos, o que colabora de maneira intensa para a saúde. Dessa forma, a dança colabora não somente para a criatividade, mas também ajuda na vitalidade corporal e psicológica, contando com um grande número de benefícios.
Como exemplos de grandes dançarinos brasileiros, temos: Ana Botafogo, Carlinhos e Jesus e Ivaldo Bertazo. E alguns nomes internacionais são: Isadora Duncan, Martha Graham e Doris humphrey.
E ai, ta esperando o que para começar a dançar? Manda ver!