Contação de histórias, jogo digital interativo de danças brasileiras, Visita Musicada, piquenique e Baú de Brinquedos Populares
Olá! O Museu do Pontal, referência internacional em arte popular brasileira, agora sediado na Barra da Tijuca próximo ao Bosque da Barra, reabre ao público no dia 6 de janeiro de 2022, após o recesso de fim de ano.
Além das seis exposições inaugurais “Novos ares: Pontal reinventado”, uma de longa duração e cinco temporárias, com obras e jogos interativos, estão programadas uma série de criativas e diversificadas atividades gratuitas para as crianças e para a família, nos fins de semana.
As inscrições são gratuitas, feitas na recepção, e nas atividades com capacidade limitada vale o critério de ordem de chegada.
Nos dias 8 e 9 de janeiro haverá Contação de histórias, com o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias (a partir de grandes autores como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Manoel de Barros, Ricardo Azevedo, e de contos populares).
Em dois horários, um pela manhã e outro à tarde, haverá a Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira, com os arte-educadores Beatriz Bessa e Pedro Cavalcante.
As exposições também oferecem obras e jogos interativos para todas as idades, como o jogo digital interativo de danças brasileiras, em que o participante aprende passos de frevo, jongo, carimbó, chula ou funk. Ao final, o novo bailarino é avaliado e sua nota é enviada por e-mail, junto com uma foto da brincadeira.
A cafeteria Divino Café, além do atendimento nas oito mesas da área externa, todas protegidas por ombrelones, terá um cardápio especial para quem preferir fazer um piquenique na ampla Praça-Jardim do Museu, com cestas, toalhas e almofadas.
Pensando em promover o resgate de brincadeiras populares brasileiras o Museu do Pontal oferece ao público infantil o Baú de Brinquedos Populares. O Baú de Brinquedos Populares é coordenado pela equipe do Museu, com ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês. A atividade foi inspirada nas esculturas presentes nas exposições, especialmente na Brincares – brincadeiras e brincantes.
A entrada para o Museu do Pontal é também gratuita, ou com contribuição voluntária, e pode ser feita na recepção do Museu ou antecipadamente pelo LINK
Texto e Foto: Museu do Pontal