Museu do Pontal convida programação das férias gratuitas e diversificadas

Contação de histórias, jogo digital interativo de danças brasileiras, Visita Musicada, piquenique e Baú de Brinquedos Populares

Olá! O Museu do Pontalreferência internacional em arte popular brasileira, agora sediado na Barra da Tijuca próximo ao Bosque da Barra, reabre ao público no dia 6 de janeiro de 2022, após o recesso de fim de ano.

Além das seis exposições inaugurais “Novos ares: Pontal reinventado”, uma de longa duração e cinco temporárias, com obras e jogos interativos, estão programadas uma série de criativas e diversificadas atividades gratuitas para as crianças e para a família, nos fins de semana.

As inscrições são gratuitas, feitas na recepção, e nas atividades com capacidade limitada vale o critério de ordem de chegada.

Nos dias 8 e 9 de janeiro haverá Contação de histórias, com o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias (a partir de grandes autores como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Manoel de Barros, Ricardo Azevedo, e de contos populares).

Em dois horários, um pela manhã e outro à tarde, haverá a Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira, com os arte-educadores Beatriz Bessa e Pedro Cavalcante.


As exposições também oferecem obras jogos interativos para todas as idades, como o jogo digital interativo de danças brasileiras, em que o participante aprende passos de frevo, jongo, carimbó, chula ou funk. Ao final, o novo bailarino é avaliado e sua nota é enviada por e-mail, junto com uma foto da brincadeira.

cafeteria Divino Café, além do atendimento nas oito mesas da área externa, todas protegidas por ombrelones, terá um cardápio especial para quem preferir fazer um piquenique na ampla Praça-Jardim do Museu, com cestas, toalhas e almofadas.

Pensando em promover o resgate de brincadeiras populares brasileiras o Museu do Pontal oferece ao público infantil o Baú de Brinquedos Populares. O Baú de Brinquedos Populares é coordenado pela equipe do Museu, com ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês. A atividade foi inspirada nas esculturas presentes nas exposições, especialmente na Brincares – brincadeiras e brincantes.

A entrada para o Museu do Pontal é também gratuita, ou com contribuição voluntária, e pode ser feita na recepção do Museu ou antecipadamente pelo LINK

Texto e Foto: Museu do Pontal

Read Previous

MLPJ- Vaga Pesquisador/ Pesquisador Assistente de Coordenação

Read Next

2ª Bienal Black Brazil Art online e gratuita

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *