Museu do Pontal convida: Mulheres Indígenas na Cerâmica – LIVE – Grátis

O Museu do Pontal realiza no próximo dia 18 de abril de 2022, às 18h, em seu canal no YouTube, a live “Mulheres indígenas na cerâmica”. O encontro será apresentado pela historiadora Juliana Pereira, e contará com palestras de Francy Baniwa, antropóloga, pesquisadora e professora nascida na Terra Indígena Alto Rio Negro; Waxiaki Karajá, professora e pesquisadora que irá falar sobre a tradição das
bonecas de cerâmica feitas pelo seu povo; e a antropóloga Chang Whan, que tem pesquisas e trabalhos realizados na área de arte e cultura material indígena, em especial sobre os Karajá da ilha do Bananal, estado de Tocantins.

A cerâmica tem presença fundamental na cultura material indígena, nas mais diversas etnias e povos indígenas no Brasil. O objetivo desta conversa aberta é abordar este fazer em diferentes contextos, a partir da perspectiva feminina e indígena – na aldeia, inserida na vida cotidiana; a dimensão ritual; e sua compreensão como parte do patrimônio imaterial e dos museus.

E, ainda, de que maneira se articula a produção da cerâmica, e que relações são estabelecidas a partir dela: memória, construção de conhecimento, cotidiano da roça e da feitura dos alimentos, no estabelecimento das relações identitárias e na manutenção dos vínculos intergeracionais.

A coleção do Museu do Pontal tem duas Bonecas Karajá, que podem ser vistas na exposição “Novos ares! Pontal reinventado!, acompanhadas de textos de Waxiaki Karajá e Ailton Krenak, escritos especialmente para o local. Em um trecho, a pesquisadora explica que “As ritxoko são as nossas bonecas de cerâmica feitas com a mistura de argila e cinzas da madeira ‘cega-machado’. (…) Atualmente as ritxoko são modeladas em diversos formatos: animais, mulheres em afazeres do dia a dia, moças e
rapazes em trajes tradicionais de rituais, guerreiros, mitos e famílias. Em tempos antigos, eram feitas apenas nas famílias para serem usadas como brinquedos das meninas, e as mães, avós e tias mostravam a função de cada membro da família para que as meninas crescessem já sabendo o papel de cada um e assim praticar e passar adiante nossos costumes quando chegasse a idade.” Os convidados e seus temas são:
Francy Baniwa – “Mulheres indígenas na cerâmica”;
Waxiaki Karajá–“A tradição das bonecas karajá”; e
Chang Whan– “A cerâmica indígena como documento cultural e de memória”.
Live “Mulheres indígenas na cerâmica”

Clique Aqui para se Inscrever

Clique Aqui para assistir

Read Previous

MARGS realiza oficina experimental “três estágios do toque, com artista Joana Burd

Read Next

AEP- Arteducação Produções – Vagas para Educador Patrimonial