Museu das Culturas Dom Bosco abre agenda para visitas virtuais guiadas
Museu da Pessoa anuncia vencedoras de mostra audiovisual dedicada às histórias de vida de mulheres
568 inscrições, 138 vídeos enviados, candidatas de 20 diferentes estados brasileiros. Esse é o saldo do edital da mostra audiovisual Vidas Femininas, que chega em sua etapa mais aguardada na próxima quinta-feira (30/9): o lançamento.
A cerimônia será transmitida no canal do Youtube do Museu da Pessoa, às 18h, e contará com a presença de Karen Worcman, diretora e fundadora da instituição, além de outras parceiras da iniciativa.
Na ocasião, serão anunciados os 10 vídeos premiados que farão parte da mostra audiovisual Vidas Femininas, que entra no ar após a live de lançamento em mostra.museudapessoa.org.
As produções audiovisuais são protagonizadas por mulheres e editadas pelas candidatas a partir de uma seleção de 200 histórias do acervo do Museu da Pessoa.
O pontapé narrativo proposto foi refletir “como as histórias de vida de mulheres podem inspirar o Brasil neste momento?”
É a segunda vez que o Museu da Pessoa promove uma ação colaborativa para edição de vídeos aberta ao público em sua programação cultural.
A primeira foi em 2020, com a mostra audiovisual (entre)vivências negras. “Mais uma vez o Museu da Pessoa aposta em estratégias de colaboração, abrindo seu acervo para novos olhares a partir das histórias de vida”, afirma Karen Worcman
A premiação
As dez melhores produções ganham um prêmio de R$ 3 mil cada, por meio do apoio da Spcine, além de mentoria com talentos do Projeto Paradiso.
Haverá também menção honrosa a outros cinco vídeos, cujas vencedoras levam uma bolsa integral para qualquer curso da plataforma Navega.
O júri foi composto por Minom Pinho, idealizadora e diretora do Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM) e fundadora do Navega, Janaína Oliveira, pesquisadora, curadora e coordenadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE), Barbara Trugillo, coordenadora de formação da Spcine, além da própria Karen Worcman.
A mostra também contou com a parceria da Casa Redonda, Instituto Querô, Mais Mulheres do Audiovisual, Forcine, Socine, Canal Curta e Tamanduá TV.
Contato
Equipe de Comunicação do Museu da Pessoa – comunicacao@museudapessoa.org
Conteúdo originalmente publicado no site do Museu da Pessoa.