O Museu da Imigração do Estado de São Paulo preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás, bem como as relações estabelecidas ao longo dos anos com a cidade e diversas comunidades representativas do estado.
É no entrelaçamento dessas memórias que surge uma oportunidade única de compreender e refletir sobre o processo migratório.
Ao enfatizar o encontro de múltiplas histórias e origens, aconselhamos o público a entrar em contato com as memórias de pessoas de países distantes, suas condições de viagem, sua adaptação a novas obras e sua contribuição para a formação do que hoje chamamos de São Paulo.
Sinopse da Ação
No canal do Museu da Imigração no YouTube.
Nesta edição da roda de conversa online, será discutida a importância de políticas linguísticas como parte de políticas públicas de inserção para migrantes de crise. Para isso, as pautas terão foco no processo de produção de um dos volumes da coleção didática “Vamos junto(a)s – Português como Língua de Acolhimento – Me virando no dia a dia – Livro do(a) aluno(a)”.
Abertura
Alessandra Almeida – Museu da Imigração
Rosana Baeninger – Unicamp
Catarina von Zuben – Ministério Público do Trabalho
Mediação
Ana Cecília Bizon – Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP
Leandro Rodrigues Alves Diniz – UFMG
Bruna Pupatto Ruano – UFPR
Ahmed Freij – IEL/UNICAMP
Marília Bonas – Diretora Técnica do Museu da Língua Portuguesa
Maiores informações no LINK
Texto e Foto de Capa: Museu da Imigração