Oficina de cerâmica | Dia das Crianças
Para celebrar o Dia das Crianças, o Museu da Imigração promoverá oficinas de pássaros de cerâmica como parte do projeto Avoar.
A ação será ministrado pelos ceramistas Hideko Honma e voluntário e tem como foco crianças e adultos.
As oficinas serão realizadas em local aberto, respeitando as regras a distância, e distribuídas em 4 grupos de trabalho.
Cada turma atende 10 participantes, orientados por um professor responsável e um professor assistente.
Inscrições no LINK
Oficina Avoar – Cerâmica
A cerâmica é uma linguagem expressiva, composta pelos quatro elementos primitivos da natureza: terra, água, ar e fogo.
Desde a descoberta do fogo, sua história tem sido acompanhada pela história da civilização.
Os ceramistas experimentam e pesquisam cientificamente esses elementos primitivos e, então, transformam a argila em formas práticas essenciais para sua sobrevivência.
Portanto, tem sido assim desde o seu início. A cerâmica encontrada no sítio arqueológico preserva a memória e conta a história cultural de uma nação e de sua época.
Durante a exposição da instalação colaborativa Avoar no jardim do Museu da Imigração, este local recebeu milhares de imigrantes de todo o mundo. Recomenda-se uma pausa no nosso quotidiano para refletir sobre os pássaros
A migração natural de ceramistas, inspirada na criação de pássaros por oleiros do Brasil e da América Latina, constitui a instalação avoar.
leia mais no LINK
Conheça o Museu da Imigração
O Museu da Imigração do Estado de São Paulo preserva a história das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes do Brás, bem como as relações estabelecidas ao longo dos anos com a cidade e diversas comunidades representativas do estado.
É no entrelaçamento dessas memórias que surge uma oportunidade única de compreender e refletir sobre o processo migratório.
Ao enfatizar o encontro de múltiplas histórias e origens, aconselhamos o público a entrar em contato com as memórias de pessoas de países distantes, suas condições de viagem, sua adaptação a novas obras e sua contribuição para a formação do que hoje chamamos de São Paulo.
No entanto, a história da migração humana não deve ser vista como uma questão inteiramente relacionada ao passado; o deslocamento recente precisa ser abordado.
Foto de Capa: Museu da Imigração