Museu da Imigração abre edital de Residência Artística

Museu da Imigração

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo abriu o edital de Residência Artística de 2021 com o tema “As migrações e os tijolos do racismo estrutural no Brasil”, com o objetivo de estimular a produção cultural e dar continuidade aos trabalhos realizados do museu, que visam uma reflexão a partir da intersecção com a história da Hospedaria de Imigrantes do Brás e com o contexto contemporâneo vivido por migrantes internacionais.

“Será selecionado um(a) artista individual ou um coletivo de artistas para imersão nas atividades e rotinas da instituição, visando o desenvolvimento de projeto de artes visuais (incluindo linguagens como pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, produção digital e instalação), que ficará exposto na sala ‘Hospedaria em Movimento’ durante três meses, podendo o prazo ser prorrogado.”

Museu da Imigração

Requisitos: Podem se candidatar artistas individuais e coletivos de artistas que já tenham desenvolvido projetos similares nas linguagens descritas, com mais de 18 anos, sendo obrigatória a condição de migrante internacional residente no Brasil (no caso de coletivo de artistas, ao menos 50% dos membros devem enquadrar-se neste perfil). Serão priorizados artistas e coletivos de artistas com atuação comprovada no tema proposto para essa edição, com preferência para pessoas negras e/ou indígenas. 

Inscrições: 05 de abril a 07 de maio de 2021.
Divulgação dos resultados: até 24 de maio de 2021.
Vigência da residência: junho até agosto de 2021, sendo metade do período para concepção e metade para execução da obra.

Para maiores informações e inscrições, acesse o link: http://museudaimigracao.org.br/programa-de-residencia-artistica-2021

Lara mazeto

Read Previous

6 perfis do Instagram para aprender sobre arte e museologia

Read Next

Museu Imperial disponibiliza Oficina gratuita de Acondicionamento: Livros e Documentos

One Comment

Deixe uma resposta