ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Museu da Gastronomia Baiana oferece série de palestras

O Museu da Gastronomia Baiana, localizado no Largo do Pelourinho, importante conjunto arquitetônico colonial da Bahia, e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é um espaço dedicado a explorar a pluralidade cultural e étnica que formam a base regional de seus muitos sistemas alimentares, e demostrar como esses compõe um amplo e rico acervo dentro da formação da cozinha brasileira.

Destaca-se o prédio que sedia a exposição de longa duração, espaço de entrada e de interação com o público. O local “tem um dos testemunhos arqueológicos mais importantes para a história da cidade do São Salvador, as muralhas de Santa Catarina, uma construção que agrega valor ao nosso Museu da Gastronomia Baiana”. – O Museu.

O Acervo apresenta em sua variedade ingredientes, biomas e culturas do estado. Patrimônios alimentares que são particularizados pela diversidade de populações e comunidades que vão do Recôncavo ao Sertão. O Museu, que é pioneiro na categoria, tanto no Brasil como na América Latina, busca através de diferentes atividades valorizar e divulgar a comida baiana nos seus variados contextos, acrescendo-lhe sempre um olho patrimonial sobre seu trabalho.

Leia também: Aprenda a fazer o famoso Acarajé , prato tombado como patrimônio imaterial

Partindo dessas premissas, e acompanhando as tendências tecnológicas no segmento de museus o MGBA, lançou em 2021 o programa “Museu é lugar de coisa nova”, apresentando quadro edições mensais (de abril a julho), e disponibilizadas pelo Youtube do Senac Bahia, que visam levar reflexões e estudos sobre a relação entre museus e lugares sociais, comensalidade,  turismo, economia e gastronomia.

Os “papos-web”, como a instituição chama, já estão disponíveis no canal do Youtube, faltando ainda a edição de Junho e Julho. A edição desse mês acontece dia 21 de Junho, as 10hs da manhã, e abordará o tema “Espaços Sociais de Comensalidade”, com Fábio Rios Mota, Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, tendo a mediação de Raul Lody, curador do Museu.

O evento acontece de forma gratuita, no canal do Youtube do Senac Bahia. O Site ainda informa, que durante o encontro o chat de perguntas e resposta será aberto possibilitando a participação do público.

Renata Rodrigues

Read Previous

A primeira Casa Modernista do Brasil está na Cidade de SP

Read Next

MAC- Ceará 6 vagas educadores e 1 vaga designer

Deixe uma resposta