Museu da Gastronomia Baiana oferece série de palestras

O Museu da Gastronomia Baiana, localizado no Largo do Pelourinho, importante conjunto arquitetônico colonial da Bahia, e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, é um espaço dedicado a explorar a pluralidade cultural e étnica que formam a base regional de seus muitos sistemas alimentares, e demostrar como esses compõe um amplo e rico acervo dentro da formação da cozinha brasileira.

Destaca-se o prédio que sedia a exposição de longa duração, espaço de entrada e de interação com o público. O local “tem um dos testemunhos arqueológicos mais importantes para a história da cidade do São Salvador, as muralhas de Santa Catarina, uma construção que agrega valor ao nosso Museu da Gastronomia Baiana”. – O Museu.

O Acervo apresenta em sua variedade ingredientes, biomas e culturas do estado. Patrimônios alimentares que são particularizados pela diversidade de populações e comunidades que vão do Recôncavo ao Sertão. O Museu, que é pioneiro na categoria, tanto no Brasil como na América Latina, busca através de diferentes atividades valorizar e divulgar a comida baiana nos seus variados contextos, acrescendo-lhe sempre um olho patrimonial sobre seu trabalho.