Museu da Energia – Curso online: Gestão de e Documentação Acervos – Grátis

Você trabalha na área ou é um(a) entusiasta dos museus e deseja aprofundar seus conhecimentos sobre gestão de acervos e documentação museológica? Aproveite para se inscrever em nossas oficinas exclusivas com renomadas museólogas.

Essa formação é uma contrapartida do Projeto Novo Plano Museológico dos Museus da Energia em Rede, vinculado ao Edital Proac Nº 32/2023 – Museus / Elaboração de Plano Museológico.

Oficina: Política de Gestão de Acervos Museológicos, clique para se inscrever.
05/11/2024
15h às 17h
Museóloga convidada: Juliana Monteiro
Descubra os conceitos básicos e as práticas de uma política de gestão de acervos, com foco em casos práticos e na norma SPECTRUM 4.0.

Oficina: Museus e Documentação Museológicaclique para se inscrever.
06/11/2024
15h às 17h
Museóloga convidada: Daniella Moreira
Entenda a importância da documentação museológica para a preservação dos acervos e aprenda sobre as práticas essenciais do trabalho museal.

Atividade Online – Vagas limitadas! Inscrições abertas nos links acima. Junte-se a nós e amplie seus conhecimentos sobre o universo museal!

Sobre as museólogas:

Juliana Monteiro é museóloga pela UFBA, com especialização em Gestão Pública pela FESP-SP e mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP. Trabalhou como museóloga do Museu da Energia de São Paulo (2007-2008); como assistente de coordenação da Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (2008-2015), onde coordenou o Comitê de Política de Acervo dos Museus. Posteriormente, foi gestora do Núcleo de Preservação do Museu da Imigração de São Paulo (2015-2016). Colaborou na revisão técnica e tradução das normas SPECTRUM 4.0 e Categorias de Informação do CIDOC, lançadas em português em 2014. É membro também do COMCOL-ICOM e do CIDOC-ICOM. Foi professora do curso técnico de Museologia da ETEC Parque da Juventude (2010-2024), dando aulas sobre documentação e bancos de dados para museus. Presta consultoria para projetos culturais variados desde 2016. É diretora, no Brasil, da empresa Sistemas do Futuro, especializada em software de gestão de acervos culturais. Foi membra voluntária do capítulo brasileiro do Creative Commons (2019-2021). Já atuou também na articulação entre projetos Wikimedia e instituições culturais, como membro do Grupo Wiki Educação Brasil. Foi colaboradora em diferentes frentes da campanha internacional Art+Feminism (2019-2023). Entre seus principais interesses estão a discussão sobre a ampliação do acesso a acervos culturais e seu uso por meio de ferramentas e plataformas presentes na web.

Daniella Moreira é graduada em Museologia (UNIRIO, 2010), exerce o cargo de museóloga (concursada) na Secretaria da Cultura de Sorocaba desde 2014, é especialista (Lato Sensu) em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela PUC-RIO (2012). Foi Representante Regional da Região de Sorocaba  para o Grupo de Trabalho do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, em 2016 a 2018 como suplente, e, de 2018 a 2022, como titular. Desde 2017 é membro titular do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP). Realizou o trabalho de Assessoria em Museologia para o Projeto “Inventário, Adequação e Modernização da Exposição de Longa Duração da Casa Cultural Tonico e Tinoco” em Pratânia-SP, em 2018 (Edital PROAC 19/2017). Foi Coordenadora de Museologia/ Técnica Responsável pelo projeto “Plano Museológico Participativo para o Museu Tecnológico Funicular da Vila de Paranapiacaba”, em 2023 (PROAC 36/2022) Também foi bolsista CNPq na modalidade Apoio Técnico – A no projeto “Conservação e automação dos fósseis paleozoicos do Laboratório de Estudos de Comunidades Paleozóicas – LECP UNIRIO, em 2013.

Fonte e texto: Museu da Energia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile