Palhaçaria e Circo: Uma Tarde em Família com Palhaços sem Fronteiras
Mostra online gratuita no IMS: Um Brasil para Carolina
Instituto Moreira Salle convida
Começa essa semana o primeiro ciclo da mostra de filmes no IMS, filmes com inspirações nas obras de Carolina de Jesus que retratam pós-abolição.
Sinopse do Filme:
A partir da obra Diário de Bitita, cujo título original era Um Brasil para os brasileiros, abre-se um ciclo de filmes que reflete a dimensão narrativa central do livro em questão: as primeiras décadas do período pós-abolição e, sobretudo, a trajetória da protagonista, que nasceu em Sacramento (MG) em 1914 e radicou-se na cidade de São Paulo na década de 1930.
As transições estruturais do campo para a cidade (ou da fazenda para a favela), os sentidos políticos e sociais das duas cidades, assim como a reflexão sobre os anseios da protagonista, são eixos dessa seleção de Bruno Galindo.
Exibição de três curtas e um longa-metragem
De 6 de dezembro de 2021 a 6 de janeiro de 2022
Mostra online de filmes
Grátis, não é necessário se inscrever antecipadamente.
Transmissão pelo site do IMS e pelo Vimeo.
Conheça o IMS
O Instituto Moreira Salles é uma instituição ímpar no panorama cultural brasileiro.
Possui ativos importantes em quatro áreas: fotografia em grande escala, música, literatura e iconografia.
Também é conhecido por promover exposições de artes plásticas de artistas brasileiros e estrangeiros.
Suas atividades eram apoiadas por um fundo patrimonial, inicialmente formado pelo Unibanco e posteriormente ampliado pela família Moreira Salles.
Existente em três cidades – Poços de Caldas, Rio de Janeiro e São Paulo no sudeste de Minas Gerais – Além de exposições, fotografia, literatura e catálogos de música, o IMS também publica regularmente a revista ZUM, uma vez a cada seis meses
Foto de Capa: IMS