Museu das Culturas Dom Bosco abre agenda para visitas virtuais guiadas
Ministério da Cultura vai abrir concurso para 74 assistentes de museus e monumentos
Dirtor Geral do Patrimonio Cultural (DGPC) Nuno Ferreira, vai abrir concurso para 74 postos de trabalho de asistente tecnico, recepção, atendimento de visitantes, bilheteria e loja, nos museus e monumentos.
“Contudo, esclarece-se que os serviços de vigilância e segurança humana, objeto de várias aquisições de serviços externos por parte da DGPC ao longo dos anos, nunca se deverão confundir com as funções de vigilância, receção, atendimento de visitantes, bilheteira e loja, estas desempenhadas pelos trabalhadores do mapa de pessoal” da DGPC.
Quer isto dizer que os trabalhadores do mapa de pessoal da DGPC “não asseguram as funções dos seguranças, que são profissionais com formação especializada, vocacionada para a proteção de pessoas e bens e para a prevenção da prática de crimes”, recorda.
“Por seu lado, os seguranças não desempenham as funções dos vigilantes, que são funcionários que se ocupam do atendimento de visitantes e de diversos serviços específicos a prestar nas salas, receção, bilheteira e loja destes equipamentos culturais”, destrinça a DGPC na resposta à Lusa.
Contactados pela Lusa, os diretores de três museus nacionais em Lisboa – Coches, Arte Antiga e de Arte Contemporânea – tinham relatado que tiveram de reduzir o horário de funcionamento ou fechar salas devido à falta de vigilantes durante o período de férias de verão, e também pela pandemia.
Quanto aos dois contratos inscritos na plataforma da administração pública, a DGPC esclareceu que se enquadram no “processo de centralização de procedimentos aquisitivos que pretende racionalizar custos e simplificar a aquisição de bens e serviços transversais na administração pública”, sendo celebrados acordos-quadro com esse objetivo.
Fonte e Texto: https://www.rtp.pt/noticias/cultura/patrimonio-cultural-vai-abrir-concurso-para-74-assistentes-de-museus-e-monumentos_n1258276