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Minicurso online e gratuito de Educação Patrimonial

Educação Patrimonioal é um processo de trabalho educativo permanente e sistemático, centrado no património cultural como principal fonte de conhecimento e abundância pessoal e coletiva.

A partir da experiência e do contato direto com as evidências e manifestações culturais, em todos os seus múltiplos aspectos, sentidos e significados, o trabalho de educação patrimonial busca orientar crianças e adultos em um processo positivo de compreensão, aprovação e valorização de seu patrimônio cultural para que possam fazer melhor uso dessas mercadorias no processo contínuo de criação cultural e promover a geração e produção de novos conhecimentos.

O conhecimento crítico e a posse consciente de seu patrimônio pela comunidade são fatores importantes na proteção sustentável desses bens e no fortalecimento do senso de identidade e cidadania.

A educação patrimonial é uma ferramenta de “alfabetização cultural” que permite aos indivíduos ler o mundo ao seu redor e orientá-los a compreender o mundo social e cultural e a trajetória de tempo histórica em que estão.

Esse processo fortalecerá a autoestima de indivíduos e comunidades, bem como a valorização da cultura brasileira, entendendo-a como multiculturalismo.

O diálogo permanente implícito neste processo educativo estimula e facilita o intercâmbio e a interação entre a comunidade e os agentes responsáveis ​​pela proteção e pesquisa dos bens culturais, promove a troca de conhecimentos e o estabelecimento de parcerias para a proteção e valorização desses bens.

Os métodos específicos de educação patrimonial podem ser aplicados a qualquer evidência material ou manifestação de cultura, sejam objetos ou bens, monumentos ou sítios históricos ou arqueológicos, paisagens naturais, parques ou áreas de proteção ambiental, história urbana central ou comunidades rurais, folclore ou rituais Manifestações populares, processos de produção industrial ou manual, tecnologias e saberes populares, e quaisquer outras manifestações decorrentes da relação entre o indivíduo e seu meio. “

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Juliana Rangel

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