ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Minicurso Marxismo online e gratuito

O marxismo pode ser entendido como um conjunto de ideias desenvolvidas a partir das obras de Karl Marx e Friedrich Engels, que tiveram grande impacto no mundo.

Como tendência teórica, o marxismo fornece um método de análise social específico para certos aspectos da sociedade moderna, especialmente aqueles relacionados ao conflito de classes e à organização da produção.

O marxismo é uma teoria sobre a evolução social, que visa explicar o capitalismo cientificamente. Além disso, também se manifesta como uma tendência política que visa mudar radicalmente a ordem social e econômica.

O termo “marxismo” só foi usado muitos anos após a morte de Marx, pois reunia ideias diferentes e às vezes discordantes. Vejamos algumas das semelhanças entre os marxistas.

Somente quando entendemos como os humanos produzem a vida de que precisam em um determinado período histórico, podemos explicar as mudanças contínuas na sociedade.

Em outras palavras, a maneira como nos organizamos coletivamente para atender às nossas necessidades (como comer, estudar ou vestir) é a base para a compreensão de outros aspectos da organização social.

Portanto, para Marx, captar a dinâmica do modo de produção capitalista e as relações entre as classes sociais é a base para a compreensão da organização política e das ideias dominantes de nosso tempo.

Este método de análise social – apresentado aqui de uma forma muito simplificada – é chamado de materialismo histórico dialético.

Inscrições no LINK

Juliana Rangel

Read Previous

Pra Você que é CatLovers: Conheça o Museu dos Gatos

Read Next

Curso gratuito para Educadores no Memorial da Resistência

Deixe uma resposta