Minicurso Arte e Mitologia – O Amor dos deuses

Quando estudamos sobre o amor na mitologia Greco-romana, é quase impossível não nos voltarmos aos textos de Hesíodo, que no século VIII a.C. tem, o que talvez seja, a mais antiga descrição da criação do mundo, tendo Eros como um dos deuses mais importantes na origem do universo.

O Filósofo apresenta a figura de Eros como uma divindade primordial, responsável pela união amorosa dos seres, e relaciona-o à fecundação e multiplicação, e, consequentemente, perpetuação da vida em tudo aquilo que existe. A força de Eros é avassaladora, e nenhum ser está imune a ela, nem mesmo os deuses.

No minicurso “Arte e Mitologia – o amor dos deuses”, trabalhamos com três importantes histórias mitológicas, a começar pelo deus do amor em “Eros e Psiquê”, “Afrodite e Ares”, e “Os amores de Apolo”. Apoiados em autores e representações da história da arte, realizaremos análises iconográficas e simbólicas de diferentes obras que corroboraram para a perpetuação da cultura pagã durante os séculos, e que possuem até hoje importante influência na construção do imaginário popular. Entre as obras analisadas, passaremos por pinturas, esculturas, gravuras e objetos da arte contemporânea, a fim de compreender as diversas leituras possíveis pelo sensível.

Realizado nos dias 24, 25 e 26 de Novembro, das 19 às 21:20hs , o Minicurso “Arte e Mitologia – o amor dos deuses” fornecerá aos alunos inscritos certificado de participação de 7hs, além de material complementar e de leitura que será enviado todos os dias após as aulas.

Valor: 35,00 reais!

As inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla até 24 de novembro as 14 horas!

Sobre os Palestrantes

Renata Rodrigues – Bacharel em História da Arte pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IART/UERJ. Realiza especialização em Arte-Educação, com ênfase em educação não-formal, pelo Centro Universitário SENAC. Possui formação em Mediação Expositiva, atuando em exposições de arte e cultura em Museus, Galerias e Centros Culturais. Além disso, possui experiência em pesquisas de acervo já tendo atuado nos acervos do Museu Nacional -RJ e Museu Nacional de Belas Artes – RJ. Atualmente desenvolve projetos e pesquisas nas áreas de patrimônio cultural e arte-educação.

Caio Augusto Ferreira – Caio Augusto Ferreira é advogado formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, Pós Graduando pela ESA OAB e aficionado por mitologia e simbologia. Desde criança lia diversos livros dos mais diversos assuntos e os de mitologia sempre fizeram seus olhos brilharem um pouco mais. Atualmente compartilha esse conhecimento acumulado ao longo dos anos de forma descontraída em seu podcast sobre mitologia, o Chá das Moiras, onde imagina como seria se essas deusas do destino sentassem para um chá da tarde e fizessem fofocas sobre o mundo interessante da mitologia grega e romana. Disponível em todas as plataformas!

Theatro Municipal- SP vaga Assistente de Logística – PCD

Festival do Café na Glória: 11 e 12/12