1.1. MASP Pesquisa é uma iniciativa do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, que visa promover a especialização e a capacitação profissional de pesquisadorxs (com mestrado, doutorado ou pós-doutorado), por meio de estudos aprofundados sobre as coleções do museu, com ênfase no acervo em exposição e na reserva.
1.2. O museu oferecerá até dez bolsas de estudo de duração de seis meses, nove meses e um ano para a realização de pesquisas sobre obras de artes visuais, objetos e documentação iconográfica, bibliográfica e de arquivo, conservadas no acervo da instituição, respeitando-se as seguintes linhas de investigação:
Bolsa Rubem Valentim. Esta linha de pesquisa contempla a documentação disponível no Centro de Pesquisa do MASP, com um conjunto de 10.000 documentos doados pelo Instituto Rubem Valentim. O conjunto documental é composto por correspondências, textos escritos por Rubem Valentim, cadernos de desenhos e esboços inéditos, fotografias de obras, exposições e retratos; documentação de referência e textos críticos sobre a produção do artista (recortes de jornais e revistas, entrevistas e textos de críticos); materiais produzidos para exposições e eventos, como catálogos, folders, convites e releases, além de registros audiovisuais.
Bolsa Judith Lauand. Linha de pesquisa dedicada aos estudos sobre a artista Judith Lauand, ainda pouco aprofundados no meio crítico e acadêmico. O oferecimento desta bolsa, com apoio da família da artista, coincide com o ano em que o MASP realiza uma mostra monográfica de Lauand, Desvio concreto, com abertura em 25 de novembro de 2022. Existe, também, a expectativa do museu receber um conjunto de obras de Lauand já em negociação com a família da artista.
Bolsa Ione Saldanha. Linha de pesquisa dedicada aos estudos sobre o trabalho da artista Ione Saldanha, ainda pouco aprofundados no meio crítico e acadêmico. O oferecimento desta bolsa, com apoio da família da artista, coincide com o ano em que o MASP realiza uma mostra monográfica de Saldanha, A cidade inventada, de 10 de dezembro de 2021 a 6 de março de 2022. O museu conta com diversas obras da artista em seu acervo – um conjunto de sete ripas e uma pintura, somadas aos dois bambus provenientes do comodato MASP-B3.
Bolsa MASP acervo. Nesta categoria, o MASP aceitará projetos abordando apenas um dos seguintes eixos temáticos presentes na coleção do Museu:
- • Arte europeia
- • Arte pré-colombiana
- • Arte brasileira
- • Arte nas Américas
- • Arte na África
- • Fotografia
1.3. Um dos objetivos do MASP Pesquisa desta edição de 2022 será o de fomentar estudos sobre trabalhos de artistas autodidatas, artistas mulheres, negrxs e indígenas com obras incorporadas nos últimos anos ao acervo do museu, como Carmézia Emiliano, Denilson Baniwa, Duhigó, Eleonore Koch, Hulda Guzmán, Joseca Yanomami, Madalena dos Santos Reinbolt e Movimento dos artistas Huni Kuin. Esse item não exclui nem hierarquiza o apoio dado às pesquisas em relação às outras áreas do acervo citadas no item 1.2 supra.
14.2.2022 a 29.4.2022: Inscrições abertas
18.04.2022 a 13.5.2022: Análise de projetos e realização de possíveis entrevistas
Junho de 2022: Divulgação dos projetos selecionados
Julho de 2022: Início da pesquisa e efetuação do primeiro pagamento da bolsa
Clique Aqui para ler na integra
Fonte, foto e Texto: MASP