MASP – Encontro com professores: Corpo Alma e Espiritualidade – Grátis

Em 2024, os encontros do MASP Professores são vinculados ao ciclo Histórias da diversidade LGBTQIA+ e o seu objetivo é proporcionar o diálogo de profissionais da educação com artistas, curadores, intelectuais, professores e ativistas LGBTQIA+. O quinto encontro do programa MASP Professores em 2024, que será realizado online em 19.10, será uma reflexão sobre as relações estabelecidas entre o corpo-alma mediadas pelas espiritualidades, considerando pontos de vista LGBTQIA+. Para discutirmos sobre essas interações, que não raramente são um entrave à autoaceitação dos corpos, afetividades e sexualidades dissidentes da norma, Geni Núñez, Jaqueline Gomes de Jesus, Reverenda Alexya Salvador e Ani Ganzala vão compartilhar as suas reflexões conosco ao longo do dia.

O encontro presencial de encerramento do programa será realizado em 23.11.2024 e terá como tema Propostas LGBTQIA+ para o futuro.

CRONOGRAMA
10H30—13H30: mesa-redonda
13H30—15H: intervalo
15H—17H: conferência

Público: profissionais da área da educação, seja ela escolar, universitária, museal ou no terceiro setor e pessoas interessadas em geral.

TRANSMISSÃO AO VIVO
O encontro será online, transmitido ao vivo pelo canal do MASP no YouTube. As falas terão interpretação em Libras.

Atividade gratuita

O debate com as pessoas convidadas, entre 12H e 13H30 e entre 16H e 17H, será reservado a quem se inscrever. 

PESSOAS CONVIDADAS
Jaqueline Gomes de Jesus, Geni Núñez, Reverenda Alexya Salvador e Ani Ganzala

Vagas limitadas
Haverá certificado de participação


Quaisquer dúvidas e solicitações podem ser encaminhadas para professores@masp.org.br
 

INSCREVA-SE NO LINK

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PROGRAMA 

10H30—13H30

Mesa-redonda

JAQUELINE GOMES DE JESUS
Saúde mental de minorias sexuais e de gênero

Pouco se sabe sobre a saúde mental de minorias sexuais e de gênero, no Brasil mais reconhecidas como LGBTI+, para implementar opções de tratamento baseadas em evidências e políticas sociais, orientadas por dados verificáveis, com foco nessa população. Desenvolvemos uma pesquisa global sobre o tema buscando compreender os diferentes fatores que contribuem para transtornos mentais, incluindo ansiedade, depressão, transtorno de estresse pós-traumático, ideação suicida e apoio social em diferentes países de baixa e média renda, a fim de identificar oportunidades de intervenção especializada. Esta apresentação visa apresentar dados sobre o tema e orientar para ações consideradas relevantes no sentido da promoção de saúde.

GENI NÚÑEZ
A diversidade e o desbatismo das monoculturas

A colonização não acabou e enquanto as monoculturas da colonização continuam tentando impor um único caminho e uma única verdade, as desobediências contracoloniais seguem afirmando a diversidade. A partir de registros de cartas jesuítas sobre práticas de desbatismo indígena, refletiremos sobre modos de resistência que apostam em outras relações de espiritualidade para além da monocultura da fé.

REVERENDA ALEXYA SALVADOR
Uma escola para todes

Quando pensamos em escola, pensamos um espaço seguro e de aprendizado para toda criança. O fato é que, quando este espaço recebe um estudante LGBT, essa seguridade e esse processo de ensino aprendizagem, assim como a permanência desse estudante nesse espaço é colocado em risco. A escola infelizmente é um espaço que ainda legitima muitas das violências LGBTfóbicas, principalmente quando falamos de estudantes trans e travestis. E evasão escolar trans é um dado alarmante e recorrente nos dias atuais. Muitas vezes, vemos professores, diretores e funcionários contribuindo para que essa realidade de preconceito e de estigma permaneça. É preciso políticas públicas de formação e de educação para docentes, assim como repensar o formato de escola no Brasil. Só a formação continuada pode transformar essa realidade. 

13H30—15H

Intervalo

15H—17H

Conferência

ANI GANZALA
Eu, caçadore de mim

Inspirada na concepção de biomitografia de Audre Lorde e de escrevivência de Conceição Evaristo, a artista vai compartilhar seu processo criativo e sua criação metodológica a partir da afetação, das caçadas de si enquanto peixe e cardume, de uma complexa encruzilhada de identidades de pertença. Assim, a artista traz uma projeção poética e íntima sobre sua relação com a espiritualidade, sexualidade, maternidade, gênero e raça. 

Fonte, foto e texto: MASP

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