MASP convida: Palestra Arte Africana online e gratuito

Sete Exus no MASP arte Africana na AV. Paulista

Sinopse da Ação:

De perto ou de longe Exu abre caminhos. Exu dança e quando ele faz isto, ele olha para dentro das pessoas rindo de suas tentativas de permanecer na vida, de torná-la inerte e, frustradamente, sob controle.

Exu está nas ruas, nas vielas e nos becos escuros, mas também está no topo luminescente da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista.

Nas formas artísticas da África, Exu pode ser elaborado desde um montículo de barro quase amorfo, mas ereto e fértil como um falo, até esculpido em uma fatura cheia de alegorias e adereços carnavalescos e de aspectos e conteúdos demasiado humanos.

As configurações das sete estatuetas de Exu da coleção MASP também nos dizem algo a respeito das tecnologias do entalhe, da assemblagem, estas que são as visualidades de sua pura gargalhada… a palestra será sobre estas presenças de Exu na Avenida Paulista.

Quando: 18.12.2021, às 14h

Curador: Renato Araújo da Silva -Trabalha como consultor em arte africana na Coleção Ivani e Jorge Yunes desde 2018. É co-fundador do arsmundum project e faz parte do grupo de crítica de arte contemporânea do Centro Cultural São Paulo (CCSP) desde 2020.

A palestra será transmitida pelo canal do MASP no YouTube.

Texto de Divulgação e Foto de Capa: MASP

Conheça o MASP:

Chateaubriand convidou o crítico e marchand italiano Pietro Maria Bardi para dirigir o MASP, e Lina Bo Bardi para desenvolver o projeto arquitetônico e expográfico.

Mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul, hoje a coleção do MASP reúne bem como mais de 11 mil obras.

Incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Com base no uso do vidro e do concreto, concilia em sua arquitetura as superfícies ásperas e sem acabamentos com leveza, transparência e suspensão.

MASP garante entrada gratuita nessa sexta-feira

Caminhada Virtual ensina sobre a História de Guarulhos