MASP convida a todos para Seminário gratuito: Histórias Brasileiras

Sinopse do Seminários:

Seminário “Histórias brasileiras

Com o objetivo de apresentar práticas curatoriais e artísticas que lidam com o legado e as complexidades de caráter social e político presentes em episódios históricos brasileiros, o MASP apresenta na próxima terça-feira, 20.4, das 11h às 15h30, o segundo seminário ‘Histórias Brasileiras’. O evento integra o projeto Histórias no MASP que, a longo prazo, contempla exposições, palestras, publicações e cursos dedicados a histórias do Brasil mais diversas, inclusivas e plurais.

Com organização de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, André Mesquita, curador no museu, e Lilia Schwarcz, curadora-adjunta de histórias na instituição, o seminário começará com uma fala do escritor indígena Daniel Munduruku, que expõe a contribuição histórica que as populações indígenas deram e continuam oferecendo na contemporaneidade nacional. Em seguida, o curador e crítico de arte Paulo Herkenhoff discute sobre a XXIV Bienal (1998), da qual foi curador-geral, conhecida como a “Bienal da Antropofagia”. Depois, a historiadora Luciana Brito trata de temas relacionados à escravidão, abolição e relações raciais no Brasil e nos EUA por meio da apresentação de fotografias do século 19 e das histórias de mulheres negras no Brasil escravista. Por fim, Heloisa Murgel Starling discorre sobre a Guerra de Canudos e a descoberta do Sertão brasileiro e a antropóloga, historiadora, professora e curadora-adjunta de histórias no MASP Lilia Schwarcz aborda a gripe espanhola no Brasil por meio de registros visuais da época.

A transmissão acontece pelo perfil do MASP no YouTube e a programação completa está em masp.org.br/seminarios/historias-brasileiras-2021]

Juliana Rangel

Read Previous

Oficinas gratuitas de introdução a criação audiovisual para adolescentes

Read Next

Caixa Cultural convida para Oficina fotografias com celular

One Comment

  • O que é história brasileira pra você?

Deixe uma resposta