Lançamento – Mapas de Soledad: Uma mulher em viagem

Editora Mapa das Letras lança o livro “Mapas de Soledad”, da Profa. Ma. Thaís Mendes Moura Carneiro, resultado de sua pesquisa de mestrado dedicada a investigar a trajetória da escritora e viajante colombiana Soledad Acosta de Samper, em fins do século XIX. A publicação encontra-se em pré-venda pelo site da editora.

Em Mapas de Soledad: uma mulher em viagem, Thaís Carneiro articula literatura de viagem, História da Mulheres e História da América Latina a partir de uma perspectiva feminista, colocando em diálogo produções teóricas e fontes históricas que foram silenciadas das narrativas oficiais.

Soledad Acosta de Samper: letrada, viúva e mulher viajante

O livro se debruça sobre a trajetória da escritora e viajante colombiana Soledad Acosta de Samper em sua viagem à Espanha, acompanhada de sua filha Blanca Leonor, em 1892, a convite dos reis espanhois, como a única delegada representante da Colômbia nas festividades do que à época fora chamado de Descobrimento da América. Esta viagem foi registrada em dois tomos da obra Viaje a España en 1892, em que Acosta de Samper descreve os lugares que contempla e o seu interesse pela história dos mesmos, como Madri e Granada, enquanto reflete sobre ser uma mulher viajante, sem uma figura masculina em fins do século XIX.

Vozes críticas à obra

A publicação conta com prefácio da Profa. dra. Stella Maris Scatena Franco, professora titular na Universidade de São Paulo e uma das referências em literatura de viagem no Brasil.

Para a pesquisadora, “Ao articular esses três eixos – sociabilidades, contexto histórico e atuação pública feminina -, este livro contribui de maneira significativa para os estudos sobre viagens, história intelectual e história das mulheres na América Latina. Mais do que isso, revela como a experiência da viagem pode ser pensada como prática histórica situada, atravessada por relações de poder, mas também por possibilidades de agência. Não é casual que essa reflexão seja conduzida por uma pesquisadora cuja própria trajetória acadêmica nasceu do encontro entre deslocamento, escuta e compromisso com as experiências de mulheres que se movem pelo mundo.”

Sobre a autora

Thaís Mendes Moura Carneiro é historiadora, professora e guia de turismo, com atuação nas áreas de literatura de viagem, História da América Latina e estudos feministas. Doutoranda e mestra em História Social pela Universidade de São Paulo. Criadora do projeto Mulheres Viajantes. 

SERVIÇO

Disponível para venda on-line em: www.mapadasletras.com.br

Em breve, a agenda de lançamento.

Sair da versão mobile