Instituto Moreira Sales oferta curso online : arte indígena

1922: Modernismo em Debate

Sinopse do Curso:

Colonialismo, antropofagia, domínio e apropriação são alguns dos temas abordados no sexto encontro do ciclo 1922: modernismos em debate, tendo como foco os povos indígenas e sua  produção artística.

Do sistema de trocas até os dias de hoje subsiste uma narrativa dominante, a partir do controle e da exploração. Mas vê-se, por outro lado, que a arte indígena contemporânea se reapropria de conceitos modernistas como a antropofagia para produzir uma crítica contundente do próprio Modernismo que a retratou.

Os ornamentos e a musicalidade também são explorados, como elementos de reflexão sobre a presença indígena no imaginário brasileiro.

30/8/2021, segunda, às 18h – GRÁTIS

Programação completa no link

Foto de Divulgação: Barcelos, Amazonas, 1984. Voyeurs, 2019. Nanquim e recortes colados sobre impressão digital, 40 x 51,8 cm. Obra de Denilson Baniwa. Doação dos Patronos da Arte Contemporânea da Pinacoteca do Estado de São Paulo 2019, por intermédio da Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC.

Conheça o Instituto Moreira Salles

O Instituto Moreira Salles é uma instituição ímpar no panorama cultural brasileiro.

Possui ativos importantes em quatro áreas: fotografia em grande escala, música, literatura e iconografia.

Também é conhecido por promover exposições de artes plásticas de artistas brasileiros e estrangeiros.

Suas atividades eram apoiadas por um fundo patrimonial, inicialmente formado pelo Unibanco e posteriormente ampliado pela família Moreira Salles.

Existente em três cidades – Poços de Caldas, Rio de Janeiro e São Paulo no sudeste de Minas Gerais – Além de exposições, fotografia, literatura e catálogos de música, o IMS também publica regularmente a revista ZUM, uma vez a cada seis meses Sobre a fotografia contemporânea do Brasil e o mundo, veremos ensaios e ideias a cada quatro meses.

Fonte e Foto: IMS

Melhores podcasts sobre educação