Festival Duas: Edital de arte para artistas mulheres

Resultado de uma iniciativa do Duas Estúdio e contemplado pelo Edital Nº 08/2020 – FJA – Fomento à Cultura Potiguar com recursos da lei Aldir Blanc para o Rio Grande do Norte, o Festival Duas: Artistas Contemporâneas foi pensado por e para mulheres artistas, no intuito de discutir a invisibilidade de nossas produções, os apagamentos históricos e a dificuldade de inserção no circuito nacional. É neste contexto que surge a Expo Contemporânea 2021. Depois das edições 2012 e 2015, a Expo assume um recorte diferente, sendo aberta somente para mulheres. Além disso, nesta terceira edição, a convocatória se destina a mulheres residentes do nordeste, no intuito de fomentar a visibilidade das produções locais e deslocadas dos demais eixos.

Em 2021, o Duas Estúdio, espaço em Natal dedicado ao ensino de fotografia contemporânea, completa 10 anos. E para celebrar, o espaço tocado e mantido pelas artistas visuais Elisa Elsie e Mariana do Vale. Pela primeira vez a convocatória foi ampliada para outras linguagens e durante os 23 dias de inscrições, as artistas poderão participar enviando fotos, vídeos ou textos. Então, se você mora no nordeste e se entende como mulher, queremos saber o que você tem a dizer. Lembramos que, em virtude do cenário pandêmico em que estamos inseridas, nesta edição, a Expo Contemporânea acontecerá de forma virtual e estará disponível no www.duasestudio.com a partir da data de abertura da exposição.

ETAPAS e PERÍODOS

Inscrições/Envio de material – 15 de janeiro a 07 de fevereiro de 2021.

Resultado – 15 de fevereiro de 2021.

Abertura da exposição virtual – 21 de fevereiro de 2021

O Edital também deixa claro que não haverá alteração nas datas e prazos nformados.

DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. A Convocatória Expo Contemporânea 2021 é aberta a todas as pessoas que se entendam mulheres.

 1.2. Apenas serão aceitas inscrições de mulheres residentes no nordeste.

1.3. A seleção das obras levará em consideração: o discurso da obra, originalidade, a contundência às atuais questões que circundam o ser mulher na contemporaneidade e critérios estéticos.

 1.4. Cada artista poderá inscrever apenas uma obra, a saber: uma foto única OU uma série de até 03 imagens OU um vídeo de até 5 minutos OU um texto de até uma lauda.

1.5. Cada participante só poderá ter uma obra selecionada.

1.6. Dentre todas as concorrentes serão selecionadas dez (10) obras para integrar a exposição.

DA INSCRIÇÃO

2.1. As inscrições serão efetuadas exclusivamente através do email: festivalduas@gmail.com.

2.2. As participantes deverão fazer sua inscrição e envio do material, no período de 15 de janeiro a 07 de fevereiro de 2021. O material será submetido a curadoria das artistas Elisa Elsie, Mariana do Vale, Rafaela Jemmene e Sofia Bauchwitz.

Renata Rodrigues

Read Previous

A festa do Vaqueiro de Serrita-PE: respeito às diversidades

Read Next

A Escola Itaú Cultural apresenta o curso História do Brasil em 12 Ingredientes e uma Dose

Deixe uma resposta