Exposições em cartaz no Museu de Arte do Rio (MAR)

O Museu de Arte do Rio (MAR) inaugurou em 2013. Desde então, vem se tornando cada vez mais um espaço ocupado por artistas normalmente invisibilizados em outras instituições, como os negros, as mulheres e os pertencentes ao grupo LGBTQIA+. Assim, o objetivo do Museu é propor uma leitura transversal sobre a história. Ou seja, explorar novas dinâmicas sociais, simbólicas e contraditórias. Ele se localiza na Praça Mauá e ocupa dois edifícios, o palacete D. João VI e o edifício modernista. A ligação entre eles fica por conta de uma laje ondulada.

Sendo assim, no intuito de incentivar a sua visita ao MAR, vim te apresentar as exposições que estão em cartaz. Vem ver!

Exposição “Crônicas cariocas”

De setembro de 2021 a 31 de julho de 2022, é possível visitar a exposição “Crônicas cariocas”. O pontapé é pensar a cidade do Rio de Janeiro a partir do que não está nos livros de história. Por outro lado, é escutar as calçadas, as mesas de bar, as conversas de comadre e as rodas de samba. É, portanto, uma nova leitura do universo carioca a partir das pessoas que o formam.

Exposição “YORÙBÁIANO, de Ayrson Heráclito”

Mas e o Brasil yoruba? Que dinâmicas e políticas fizeram parte da sua trajetória? Ayrson Heráclito vem numa tentativa de revisitar poética e politicamente a memória colonial. Assim, talvez seja possível curar algumas feridas complexas e profundas. As visitas à exposição estão abertas até maio de 2022.

Exposição “Imagens que não se conformam”

Essa exposição foi elaborada a partir do acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Dessa forma, se propõe a discutir contemporaneamente a história brasileira de acordo com os registros dessa instituição nascida em 1838. Dessa forma, segundo os curadoras Paulo Knauss e Marcelo Campos, o intuito é questionar “questões prementes, como a reparação histórica associada, aqui, aos discursos identitários e ao protagonismo de artistas descendentes dos povos originários, afrodescendentes e de gêneros dissidentes, ausentes das imagens da história.”. Então, a exposição está em cartaz até fevereiro de 2022.

Exposição “Paulo Werneck – Murais para o Rio”

Paulo Werneck foi um dos pioneiros na arte muralista do país. No entanto, para além de apresentar murais do artista, a exposição também se debruça sobre sua atuação na ilustração e no desenho. Ou seja, apresenta três Paulos: o muralista, o ilustrador e o desenhista. Dessa forma, eles se espalham pelo espaço expositivo e também pelo desenvolvimento arquitetônico brasileiro.

Foto de Capa: Rádio Globo

One Comment

  • Adoro visitar o Museu de Arte do Rio (MAR)! Sempre tem exposições incríveis e diversificadas. Estou ansiosa para conferir as exposições em cartaz agora, especialmente ‘Crônicas cariocas’ e ‘YORÙBÁIANO’. Parecem ser muito interessantes! E que bom que a exposição ‘Imagens que não se conformam’ vai estar disponível por tanto tempo, assim terei mais chances de visitar. O MAR é um espaço importante para promover a inclusão e valorizar a diversidade. Parabéns ao museu!

Comments are closed.

Sair da versão mobile