Museu das Culturas Dom Bosco abre agenda para visitas virtuais guiadas
Exposição fotográfica “Áreas Úmidas de Mato Grosso”
Dia 2 de Fevereiro de 2021 é comemorado o Dia Mundial das Áreas Úmidas. O Pantanal é a maior Área Úmida de água doce do planeta. No ano passado (2020) ao ligar a televisão éramos bombardeados pelas notícias devastadoras de que a maior planície alagável do mundo estava queimando. Foram registrados mais de 22.116 focos de incêndio, sendo essa a maior catástrofe de destruição da flora e fauna já registrada na história de monitoramento do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
A exposição “Áreas Úmidas de Mato Grosso” nasce com o objetivo de sensibilizar não só a população, mas como também os setores públicos do Brasil para a importância da conservação de todas as áreas úmidas brasileiras, principalmente o Pantanal Matogrossense. A exposição é promovida pelo Centro de Pesquisa do Pantanal – CPP e o INAU – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INCT-INAU) e contém uma série de fotos que retratam e salientam a beleza da biodiversidade das áreas úmidas de Mato Grosso. As imagens foram colhidas durante mais de 10 anos de trabalhos de campo do fotógrafo e pesquisador do INAU-CPP Abílio Moraes e conta com vinte telas que mostram as paisagens e elementos (fauna e flora)
Esse tipo de exposição, que valoriza a beleza nacional ao mesmo tempo que conscientiza seus cidadãos é essencial. Vale lembrar que quase 90% das áreas úmidas já foram perdidas e as que permanecem estão desaparecendo três vezes mais rápido do que as belas florestas brasileiras. Entretanto, ao mesmo tempo em que há essa diminuição, mais de um bilhão de pessoas dependem das áreas úmidas para seu sustento. Como equilibrar essa balança?
Visite a exposição e se conscientize sobre as belezas nacionais e sua importância nacional e internacional.
A Exposição fotográfica em comemoração ao Dia Mundial das Áreas Úmidas pode ser conferida a partir do dia 02 até o dia 07 de fevereiro, no Piso G1, do Shopping Estação Cuiabá.