Palhaçaria e Circo: Uma Tarde em Família com Palhaços sem Fronteiras
Exposição apresenta transformações urbanas no Brasil
O Centro MariAntonia da USP inaugurou em novembro a exposição Debaixo desse céu: nebulosas da cidade com entrada gratuita. O público pode conferir a exposição de terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas.
A mostra Debaixo desse céu: nebulosas da cidade, idealizada pelo coletivo de pesquisa Cronologia do Pensamento Urbanístico, é resultado da interação e cooperação entre as equipes das diversas universidades públicas brasileiras que integram o coletivo de pesquisa da plataforma Cronologia do Pensamento Urbanístico – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de São Paulo (USP).
A proposta expositiva apresenta a história do urbanismo e das transformações urbanas em numerosas cidades brasileiras de maneira plural, com o objetivo de revelar a complexidade dos tempos históricos. Com base no acúmulo das pesquisas desenvolvidas por essas equipes, foram selecionadas cerca de 150 imagens que trazem uma pluralidade de 100 acontecimentos históricos situados no tempo e no espaço entre distintos agentes, vozes, perspectivas e saberes em projetos, ações, configurações e tensões na vida urbana, observados a partir do Brasil.
Por meio da metáfora das nebulosas, que são grandes nuvens encontradas no espaço interestelar formadas, majoritariamente, de poeira cósmica e gases, a exposição coloca estes conjuntos de imagens – composições de fragmentos contíguos, linhas e forças distintas, para abrir espaço para tensões, dissensos, contradições e ambivalências múltiplas e em constante movimento. As nebulosas são pensadas e propostas coletivamente, a partir dos fragmentos que cada um reúne em seu esforço de objetivação dos discursos do outro, em relação ao próprio exercício de dotação de sentido que empreende.
A Plataforma Online
Cronologia do Pensamento Urbanístico (www.cronologiadourbanismo.ufba.br) é uma ferramenta de pesquisa e divulgação da história do urbanismo, criada para cartografar e escrever a história das complexas redes que compõem o pensamento urbanístico ao longo do tempo. Fundada em 2003, a plataforma conta com a colaboração de diversos grupos de pesquisa em várias instituições brasileiras, incluindo a UFRJ e UFBA (fundadoras da plataforma), além de grupos da UnB, UFMG, Unicamp, UNEB, USP e UFRGS. Este esforço coletivo reúne cerca de 100 pesquisadores ativos e outros tantos egressos, criando uma rede de cooperação interinstitucional em prol de uma história intelectual do urbanismo.
Ao ofertar cerca de 1500 verbetes relacionados ao pensamento urbanístico, além de biografias, documentos, cronologias e leituras, a plataforma online Cronologia do Pensamento Urbanístico oferece diferentes formas de abordagens dessa história e tem se tornado uma importante fonte de pesquisas para investigadores.
Serviço
Exposição Debaixo desse céu: nebulosas da cidade do coletivo de pesquisa Cronologia do Pensamento Urbanístico
Onde | Centro MariAntonia – Edifício Joaquim Nabuco
Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Quando | De 30 de novembro de 2024 a 13 de abril de 2025
Visitação | terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas
Quanto | Grátis
Informações | (11) 3123-5202