Palhaçaria e Circo: Uma Tarde em Família com Palhaços sem Fronteiras
Em Órbita mostra a complexidade do cotidiano
O Centro MariAntonia inaugurou em novembro a exposição Em Órbita de Renata Ursaia com entrada gratuita. O público pode conferir a mostra de terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas.
Em Órbita de Renata Ursaia, traz um conjunto de pinturas figurativas interconectadas, apresentando uma tessitura sensível sobre o cotidiano de São Paulo e seus cidadãos anônimos. Com curadoria da designer Didiana Prata, a exposição contém composições singulares, que tocam o visitante por uma série de elementos simbólicos, nem sempre tangíveis, como a sensação de intimidade com que a artista retrata seus personagens. Prata ressalta que “nessa representação única, a paleta de cores desempenha um papel fundamental, pois as camadas de tinta adicionam nuances e volumes que conferem personalidade aos corpos e seus rastros, alinhados no espaço cênico”.
A costura entre o anonimato e a intimidade é um ponto de interesse que aparece em muitos trabalhos de Ursaia. Na série de pinturas Órbita, por exemplo, vemos retratos em close de motoqueiros, parados, enquanto esperam o farol abrir. Mas algo tão comum na cidade, na obra se transforma, estranhamente: a forma redonda do capacete fechado, acentuada pelo contraluz, o faz parecer um astronauta, suspenso no tempo e no espaço. Há, de novo, uma inversão entre o mundo interior e exterior, entre proximidade e distanciamento, como uma espécie de alternância de exílios.
Quem são
A artista
Renata Ursaia é formada em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), e já trabalhava na faculdade com fotografia, e depois com a linguagem em vídeo e cinema. Seu interesse é no estudo sobre a cidade e o uso dos espaços A partir dessa vivência “de rua” elementos cotidianos vão sendo reconfigurados por meio da pintura e do vídeo. Percebe-se entre as obras uma atmosfera própria, de identificação, mas também de estranhamento. Algo que pode emanar de uma determinada incidência da luz, da composição cromática, ou ainda do ritmo e movimento das imagens. Para compor a poética do trabalho é preciso que elementos pictóricos sirvam à uma narrativa crítica, consciente de seu entorno.
A curadora
Didiana Prata é designer gráfico, curadora de imagens, professora e doutora em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU da USP. Sua pesquisa foca no design de narrativas visuais e nos novos vocabulários estéticos que emergem das interfaces informacionais. É consultora de design integrado com comunicação. Realiza projetos de identidade visual e de estratégias de narrativas visuais para marcas e institutos e participa da concepção e de projetos expositivos e curatoriais. Atualmente integra os grupos de pesquisa Estéticas da Memória no Século 21 (CNPq/FAUUSP) e Gaia – Grupo de Artes e Inteligência Artificial do Inova – USP. É professora de Design do Centro Universitário Armando Álvares Penteado (FAAP) e do Istituto Europeo di Design (IED).
Serviço
Exposição Em Órbita de Renata Ursaia
Onde | Centro MariAntonia – Edifício Joaquim Nabuco
Rua Maria Antônia, 258 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Quando | De 30 de novembro de 2024 a 13 de abril de 2025
Visitação | terça a domingo, e feriados, das 10 às 18 horas
Quanto | Grátis
Informações | (11) 3123-5202