Curso gratuito de Leitura e escrita em Braille no MAUC

O Museu de Arte da UFC (MAUC) convida a todos para a sua 6ª edição do projeto Férias no Mauc: arte e museu para todos os públicos, com programações para o mŝ de janeiro e fevereiro de 2022.

Com oficinas abertas para todos os públicos, a programação conta com intervenções artisiticas, oficinas, minicursos, palestras. Toda a ação conta com a colaboração de professores, educadores, pesquisadores e artisticas, interessados na construção d eum museu mais democratico .

Acompanhe a programação no LINK

Sinopse da oficina:

Ministrante: Maria Carlizeth da Silva Campos
Modalidade/Plataforma: Minicurso – Presencial/Mauc
Data: 01 e 03/02 (dois encontros)
Horário: 10:00 às 12:00 horas
Número de vagas: 10
Faixa etária: a partir de 18 anos
Ementa: O código de leitura e escrita braille vem há mais de dois séculos permitindo que jovens, adultos e crianças tenham acesso ao universo da informação nos aspectos social, educacional e/ou profissional. Criado por um francês de apenas 15 anos chamado Louis Braille, o código baseia-se em 6 pontinhos que deram origem ao alfabeto braille e aos símbolos de Matemática, Química, Física e Musicografia. São mais de 63 combinações que transmitem, na ponta dos dedos, um mundo de informações para os cegos de todo o mundo. Neste minicurso, o participante conhecerá parte deste universo e as técnicas utilizadas por Louis Braille na criação deste excelente código.
Sobre a ministrante: Graduanda em Letras pela Universidade Estácio de Sá. Possui um vasto conhecimento sobre Dosvox e NVDA, tecnologias assistivas desenvolvidas para pessoas com deficiência visual. É usuária do Código de Leitura e Escrita Braille desde os primeiros anos do Ensino Fundamental, possuindo uma ampla experiência nos processos de leitura e escrita deste sistema. Colabora em pesquisas científicas voltadas à inclusão das pessoas com deficiência visual nos aspectos arquitetônico, informacional, tecnológico e atitudinal. É servidora da UFC desde dezembro de 2013 e integra a equipe do Mauc desde novembro de 2018.
Inscrições: Clique aqui

Conheça o MAUC

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará-MAUC foi idealizado por Antônio Martins Filho quando era Reitor da Universidade Federal do Ceará. Foi fundado em 1961 e possui um rico acervo de museologia, uma biblioteca dedicada ao campo da arte e da museologia, um acervo de arquivo relacionado com a memória institucional e a coleção de documentários de Jean Pierre Chabloz .

Agenda Pública- Vaga Assistente Administrativo/Financeiro I

Slackline gratuito no Museu do Futebol