Museu das Culturas Dom Bosco abre agenda para visitas virtuais guiadas
Conheça a lei n. 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura indígena no ensino básico
Hoje dia 19 de abril, dia do Índio, é momento ideal para refletirmos sobre a realidade dos povos indígenas, sobre o modo como essa temática vem sendo abordada nas escolas públicas, devemos conhecer e debater sobre a riqueza cultural e a contribuição da diversidade indígena para a nossa sociedade, e assim compreendermos a verdadeira História nacional Brasileira.
Um estudo realizado pelas pesquisadoras Kelly Russo e Mariana Paladino, em 2016 investiga a implementação da lei n. 11.645 no estado do Rio de Janeiro, com foco nas representações e nas práticas de professores de escolas municipais e estaduais da região. A relevância da pesquisa se justifica pela escassez de estudos em relação à aplicação da referida lei no que diz respeito à inclusão da temática indígena na educação básica.
As pesquisadoras conclui que a implementação da lei 11.645/2008 constitui-se em um desafio para os/as professores/as, como exemplo temos: ao trabalharmos o “dia do índio” encontra-se com facilidade exercícios e atividades na internet, nos livros didáticos, mas, estes costumam reforçar estereótipos e preconceitos sobre os índios, abordando de forma superficial e generalizada. Deste modo, os alunos não são preparados para enfrentar uma sociedade pluriétnica, onde os povos indígenas partem não só do passado, mas sim de nosso presente e também de nosso futuro,
Nós, enquanto educadores devemos inserir o debate sobre os povos indígenas de forma ampla, mostrando a realidade indígena através de imagens, contando a história de resistências, das lutas por sobrevivência, da tentativa dos europeus em escravizar os índios, exterminar a cultura indígena, obrigando-os a seguirem a religião cristã. Relatar a forma como estes viviam no passado e como vivem atualmente, abordar sobre a legislação e as políticas públicas em benefício destes, e principalmente identificar e respeitar as diversidades. Assim evitaremos reproduzir preconceitos e esteriótipos. Podemos perceber que muito falta avançar para uma inclusão da temática indígena mais aprofundada nos cursos de formação inicial de professores.
No país, cerca de novecentos mil indivíduos se autodeclararam indígenas de acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) (2010).Também de acordo com esse órgão, um terço dessa população está fora de territórios indígenas: habitam desde pequenas comunidades rurais a grandes capitais do país, além de estarem presentes em todos os estados brasileiros. E você caro leitor, conhece a História dos povos Indígenas?