Conheça a Cinemateca Brasileira [Confira]

Todos nós somos bastante familiarizados com as bibliotecas. Embora muito da sua procura tenha diminuído pela possibilidade de acervos virtuais, ainda representam parte importante da ciência e cultura do país. Mas você já ouviu falar da Cinemateca Brasileira?

Esta é uma entidade muito importante para toda a história cultural do nosso país, e possui um acervo com toda produção audiovisual do nosso país.

Que tal aproveitar agora para conhecer um pouquinho mais da história desta peça importante do nosso legado?

História da Cinemateca Brasileira

Tudo começou no ano de 1940 onde personalidades como Paulo Emílio Sales Gomes e Décio de Almeida Prado e amigos se reuniram para debater o tema.

A ideia era falar sobre o cinema em si, além de fazer conferências, projeções e publicações. Ou seja, já se tratava de um grupo de estudo com método, mas que foi fechado no ano seguinte devido à repressão do regime militar.

Montou-se um segundo clube se inspirando no primeiro em 1946 (cinco anos depois). O objetivo não só era estudar o tema, mas também defender a importância de seu desenvolvimento dentro do território nacional.

Desta vez o empreendimento obteve êxito, crescendo de maneira bastante voluntária e após muitos problemas de financiamento e outros semelhantes, finalmente foi incorporada pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Entretanto, o maior golpe sofrido pela cinemateca brasileira foi um incêndio em 2016, que chegou a destruir rolos de mais de 700 títulos.

Recentemente, dia 29 de julho de 2021, outro incêndio acabou destruindo um dos armazéns, entretanto não era perto da sede.

Hoje grande parte está segura, e embora existam títulos em falta, a verdade é que se tornou possível armazenar com segurança milhares de filmes.

Sendo hoje o maior repositório de filmes do nosso país.

Aproveite e confir exibições ao ar livre com programação marcada com antecedência.

No mais é isso, gostou de aprender um pouco mais sobre este importante marco do país?

Então deixe suas impressões e experiências nos comentários.

Até a próxima!

Foto de Capa: wikipédia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile