CCSP – Curso livre de montagem audiovisual – Grátis

Inscrições abertas até 25/8
- Curso: de 24/9 a 10/10
- Confira a grade completa abaixo
- Sala de Ensaio 2, Lab Foto
- Classificação indicativa: 18 anos
- Grátis, com inscrição via formulário
Quando se pensa em um curso de montagem audiovisual, é comum vir à cabeça um software como o Premiere ou o Final Cut. Em Sequências, a proposta é se afastar do lado técnico da montagem e mergulhar em seu modo mais criativo: um curso teórico-prático no qual um grupo de alunos-montadores em início de carreira experimentará três módulos nos quais serão confrontados com aulas que não costumam ser ensinadas em cursos de audiovisual. Com Alê Luvisotto, Isabel Wolfenson, Odorico Leal, Juliana Munhoz e Eduardo Resing.
Além de cada um dos três módulos, haverá três Masterclasses com Karen Akerman, Natara Ney e Karen Harley, montadoras experientes do mercado audiovisual brasileiro, que ajudarão o grupo a se inspirar com suas aulas-conversas focadas em temáticas caras à carreira de cada uma delas.
Com esse conjunto de atividades, os alunos-montadores sairão do curso com uma postura proativa e criativa, com olhos e ouvidos atentos e contaminados com tudo o que é criação em seus trabalhos, em um esforço de desestigmatizar a montagem como um ofício exclusivamente técnico.
QUEM PODE PARTICIPAR? QUANTAS VAGAS?
Entre os inscritos, serão selecionados 15 alunos-montadores com até 5 anos de experiência em montagem audiovisual. Como critério de inscrição, os únicos requisitos serão que o interessado tenha montado pelo menos uma produção audiovisual (curtas-metragens, curtas-metragens estudantis, longas-metragens, séries de televisão, vídeos institucionais/publicitários, conteúdo para internet etc.), e domine softwares de edição como Premiere, Avid, Davinci, Final Cut. A faixa-etária é livre. Para saber mais sobre os critérios de seleção, faça o download do regulamento abaixo:
ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA E INSCRIÇÃO NO LINK
MASTERCLASSES
Diversidade na ilha com KAREN AKERMAN
Os códigos de gênero e as nuances entre formatos. Como uma estrutura, a duração de um plano ou um corte preciso podem mudar quando o filme é um documentário, um filme experimental, um suspense, uma comédia etc.
O corpo na montagem com NATARA NEY
O repertório de cada um. Como operam nossas vivências nas tomadas de decisão diante do material bruto. O que trazemos de fora (e de dentro) para a sala de montagem?
Montagem-orquestra com KAREN HARLEY
Como pensar a montagem a partir do som? A construção de um filme como uma partitura. Música, voz, efeitos, silêncios e outros elementos sonoros conduzindo a montagem. A coreografia dos planos e dos corpos dentro dos planos.
Fonte e texto: CCSP