Casa Mário de Andrade oferta: curso 80 anos de expoentes negros na música popular brasileira

Quartas-feiras, 8, 15, 22 e 29 de junho, das 19h às 21h

Os participantes do curso terão oportunidade de conhecer a trajetória de musicistas negros fundamentais para a compreensão da história da música popular brasileira que completam ou se aproximam dos 80 anos de nascimento em 2022, entre eles:  Milton Nascimento, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Clara Nunes, Tim Maia e Cátia de França.

Para realizar sua inscrição, clique aqui.

A atividade será realizada por meio da plataforma Zoom.

O link será enviado aos inscritos por e-mail.

Cronograma das atividades:

08/06 – Conversa sobre MPB e a ideia de expoentes-depoentes; Música, mercado e criação

15/06 – Vidas e obras: Gilberto Gil e Milton Nascimento

Convidado Gui Braz, violonista e arranjador.

22/06 – Vidas e obras: Jorge Ben Jor e Tim Maia

29/06 – Vidas e obras: Clara Nunes e Cátia de França

Convidada: Lua Bernardo, musicista e compositora.

Gui Braz é músico formado pelo Conservatório Dramático Musical de Tatuí, diretor pedagógico e professor da escola de música “Esquina Musical”, compositor e arranjador em diversos projetos musicais, entre eles, dos discos Aurora Negra, Notas Tortas da Madrugada, além do espetáculo 3 Miltons, realizado no Auditório Ibirapuera e do espetáculo infantil A Arca de Ébano.

Luana Bernardo é pós-graduanda em Musicologia pela ECA-USP e graduada em Letras com habilitação em português e espanhol (bacharelado e licenciatura) pela FFLCH-USP. Possui formação em musicalização infantil pelo Conservatório Musical Mozart e piano complementar pela Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP).

Salloma Salomão é músico e historiador. Doutor em História pela PUC-SP e pesquisador associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Consultor da Secretaria de Educação do Município de São Paulo, tem como especialidades temas como cultura musical, lutas pela liberdade, práticas culturais negras no século XIX e XX, identidades étnicas e movimentos negros urbanos, sociabilidades negras em São Paulo e musicalidades africanas.

*Haverá emissão de certificado ao aluno que obtiver 75% de frequência na atividade.

Fonte, foto e Texto: Casa Mario de Andrade

Itaú cultural abre exposição de Bispo do Rosario (grátis)

Educador II- Pinacoteca

• okay thanks