Quando pensamos num suporte para registro de escrita e para a produção artística, é bem possível que a primeira coisa que venha à mente seja o papel. O papel é um dos suportes mais utilizados e acessíveis para a reprodução de livros, jornais, cartazes e também para o fazer artístico e nossa escrita cotidiana. Porém, já parou para pensar que o papel que conhecemos hoje levou muito tempo a ser desenvolvido?
Antes do papel, os egípcios utilizavam o papiro, feito com uma planta de mesmo nome, enquanto os gregos escreviam sobre o pergaminho, um suporte produzido com materiais de origem animal, até que os chineses descobrissem o papel no século 105 d.C. Entretanto, o papel foi exclusivamente para o uso dos chineses por 600 anos e muito tempo se levou até que chegasse até nós da maneira que conhecemos hoje.
Sendo assim, nestas férias escolares, o programa educativo Gente Arteira Caixa Cultural Brasília celebra a história do papel e convida a todos para a Oficina de Encadernação, para que você possa aprender um pouco da incrível história do papel e sua utilização na arte e ainda produzir seu próprio caderno de artista, explorando sua criatividade com um material bastante acessível que pode ser reproduzido em casa por você quando desejar.
Não perca esta oportunidade!
Datas e horários: Turma única – 27/08/2022, das 15h às 16h30
Vagas: 20 vagas por turma
Local: CAIXA Cultural Brasília – Lotes 3/4, SBS Q. 4 – Asa Sul (Anexo ao edificio Sede) – Sala do Gente Arteira
Público: Adultos e crianças a partir de 5 anos
Entrada: Gratuita
Fonte e texto: caixacultural