ArabicBengaliChinese (Simplified)EnglishFrenchHindiPortugueseRussianSpanishUrdu

Batalha dos 5: Filmes de guerra que contam história

Hoje em dia, vemos filmes como entretenimento, mas eles podem ser mais do que isso, podem nos ensinar sobre fatos históricos. Separei 5 filmes que retratam diferentes conflitos no mundo, com o objetivo de mostrar seus contextos e trazer reflexão ao espectador; desde o Mundo Antigo até os debates mais recentes no Oriente Médio.

Alexandre, o grande (2004)

O filme é narrado por Ptolomeu que esteve presente na vida de Alexandre e contra sobre o grande conquistador, rei da Macedônia (antigo reino Grego). É verdade que não é possível falar sobre tudo em um filme, mas suas cenas de guerra são importantes para construção da época, assim como muitos de seus cenários, seu contato com o filósofo Aristóteles até aos 16 anos. Ainda que o filme seja uma ficção, não foi tão bem recebido pelo público e críticos

Atenção: o filme não é contado de forma linear, então se quiser entender mais sobre a vida de Alexandre, vale fazer pesquisas.

Direção: Oliver Stone

Elenco: Angelina Jolie, Colin Farrell, Val Kilmer, Jared Leto

Disponível: HBO max, telecine, Globo play e now

Arn – O cavaleiro Templário (2008) 

 A história é inspirada nos dois primeiros livros de Jan Guillou. Se passa onde hoje é a Noruega e Suécia, narrando a história de amor proibido dos jovens Arn e Cecília. Arn, sendo um jovem Monge é enviado para lutar como cavaleiro templário na Terra Santa, enquanto Cecília irá para um convento, ambos cumprirão esta sentença de exílio por 20 anos.

 O filme explora conflitos entre clãs da época medieval, possui ótimas cenas de batalhas com o exército do famoso Saladino – que detinha Jerusalém na Terceira Cruzada (1189-1192) – e por ter uma trama estruturada, pôde demonstrar como essas questões contribuíram para a unificação do reino da Suécia.

Elenco: Sofia Helin, Joakim Nätterqvist, Stellan Skarsgård, Bibi Andersson, Michael Nyqvist, Gustaf Skarsgård e Vincent Perez. 

Direção: Peter Flinth

Disponível: Amazon Prime Video

1917 (2019)

 Já em 1917, no final da primeira guerra mundial, os jovens soldados ingleses Schofield e Blake, precisam entregar uma mensagem ao comando aliado, que estão indo para uma emboscada, contudo, precisam atravessar o território alemão. O espectador é transportado para o ambiente inóspito e vazio do território alemão, que durante a travessia acompanha as aflições que os soldados enfrentam. 

Inspirado nas lembranças do Avô de Sam Mendes, foi indicado em dez categorias e venceu em Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original, além de receber premiações no Globo de Ouro e indicações no 73º British Academy Film Awards.

Direção: Sam Mendes e Kristy Wilson-Cairns

Elenco: George MacKay Dean-Charles Chapman Mark Strong Andrew Scott

Disponível: Telecine

Hotel Ruanda (2004)

Com o início de uma guerra civil, Paul Rusesabagina, o gerente do hotel Milles Collines na cidade de Kigali, o torna um lugar de abrigo para milhares de pessoas com ajuda da ONU, onde quase toda a trama irá se desenvolver. 

O longa, narra o drama do genocídio de Ruanda (1994) que deixou milhares de mortos, quando duas etnias de um mesmo povo entrou em conflito (Tutsi e Hutu).

Direção: Terry George e Keir Pearson

Elenco: Sophie Okonedo, Don Cheadle, Joaquin Phoenix, Nick Nolte, Jean Reno

Disponível: Amazon Prime Video

Guerra ao terror (2009)

O filme apresenta o cotidiano de uma equipe de esquadrão anti bombas no Iraque. Mostra o perigoso serviço, a tensão emocional e física na vida dos personagens. O roteiro é do jornalista e ex-correspondente Mark Boal e fala de forma recente dos conflitos que aconteceram na região. 

No ano de 2010, foi premiado em diversas categorias como: Melhor Filme, Melhor Roteiro Original, Melhor Edição, Melhor Edição de Som e  Melhor Mixagem de Som; além de ter sido o vencedor da  82ª entrega de prêmios (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas).

Direção: Kathryn Bigelow

Elenco: Jeremy Renner, Anthony Mackie, Brian Geraghty, Guy Pearce, Ralph Fiennes, David Morse, Evangeline Lilly.

Disponível: Amazon Prime video

Adriana Chicolli

História e Cultura

Read Previous

ESTAGIÁRIO NA ÁREA DE MARKETING- OSESP

Read Next

3 escritoras feministas que você precisa conhecer

One Comment

  • Maravilhosa as dicas dos filmes.

Deixe uma resposta