Baiano vence concurso fotográfico com image inspirada pela a escravização do povo africano no Brasil

Foto vencedora da série Afrocentrípeta, de Matheus Leite, em concurso internacional de fotografia da Sony. Crédito: Matheus L8/Sony World Photography Awards

O Sony World Photography Awards, organizado pelo World Photography Organisation, existe há 14 anos e é considerado um dos maiores concursos fotográficos do mundo. E, em 2020, um participante brasileiro foi considerado vencedor na categoria National Awards.

O fotografo baiano Matheus Leite, mais conhecido como Matheus L8, compôs seu trabalho inspirado pela cultura africana, criando o ensaio Afrocentrípeta. Realizado nas Dunas de Diogo, região metropolitana de Salvador, a sequência de imagens narram a sua interpretação sobre a chegada do povo africano escravizado e as relações inter-raciais ocorridas no Brasil durante os séculos de escravidão.

“Eu pensei na diversidade que existia na época. Uma coisa que me incomoda era esse entendimento sobre esses povos negros de uma maneira homogênea, singular. Sendo que são povos de culturas diferentes. Você tem um povo do Magrebe, islamizado, com um tipo de cultura, do Congo, com outro, e todo mundo ali compartilhando essa experiência cruel da escravidão”, explica o fotografo para a UOL.

Matheus foi contemplado, entre outros prêmios, com a exibição do seu trabalho na exposição Sony World Photography Awards, no palácio Somerset House, em Londres, no final de 2020.

Veja algumas imagens do ensaio Afrocentrípeta:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile