Palhaçaria e Circo: Uma Tarde em Família com Palhaços sem Fronteiras
Vida e Obra da Artista Plástica Arissana Pataxó [de Etnia Pataxó]
![](https://i0.wp.com/clickmuseus.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Design-sem-nome-2.jpg?fit=800%2C420&ssl=1)
Você provavelmente já deve ter ouvido falar de artistas famosos, como Leonardo Da Vinci, Michelangelo e outros. Mas nós do Click Museus também gostamos de falar sobre alguns gênios muitas vezes ignorados pela grande mídia, como é o caso de Arissana Pataxó.
Sendo assim, separamos um tempinho hoje para trazer a história e obra de uma excelente artista que possui raízes em nossas tribos brasileiras. Vamos conferir?
Vida e Obra da Artista Plástica Arissana Pataxó
Nascida com o nome de Arissana Braz em Porto Seguro, esta é uma artista de renome no mundo artístico que pertence à etnia pataxó, como sugere seu codinome.
Sua história de infância é bem simples, onde ela passou vivendo “às margens do rio” e se manteve encantada por belezas naturais.
Então, em sua adolescência ela se mudou para a aldeia urbana de Coroa Vermelha, que também se situa em Porto Seguro. Após receber uma educação formal, ela resolveu cursar uma graduação na área de Artes Plásticas.
Sendo assim, foi admitida em 2005 para a Escola de Belas Artes da Universidade federal da Bahia, e concluiu o curso em 2009.
Durante todo o período da sua graduação ela manteve atividades de extensão ensinando arte para o povo pataxó. Desde oficinas básicas até a produção de material didático.
Um de seus primeiros grandes marcos como artista foi a sua participação no I Salão de Arte Indígena na Bahia, que aconteceu durante a Mostra de Cinema em Ouro Preto.
Então, neste evento, ela fez parte da exposição coletiva “Pimeässä en ole neliraajainen” (traduzido para “no escuro eu não tenho quatro membros”), no Centro de Trøndelag para Arte Contemporânea de Trondheim, na Noruega.
Sua primeira exposição individual se intitulou “Sob o olhar Pataxó” em 2007 e ocorreu no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA.
Hoje, a artista ainda mantém uma relação muito forte com a arte-educação sendo professora de artes e do idioma Patxohã no Colégio Estadual Indígena de Coroa Vermelha.
E aí, gostou de saber um pouco mais dessa guerreira? Então compartilhe o que você descobrir mais sobre a artista Arissana Pataxó com a gente.
Até a próxima!
Foto de Capa: Jornal Correio
One Comment
COMO A GENTE NÃO CONHECE NOSSA PRÓPRIA GENTE… feliz por ter descoberto…estarei em PORTO seguro…buscarei por ela…irei mais uma vez com outro olhar a comunidade pataxó da jaqueira..
Comments are closed.