6 curiosidades sobre o Palácio dos Correios

O Centro Cultural dos Correios de São Paulo ocupa uma grande área no Vale do Anhagabaú, parte do centro antigo da cidade. Ele é, aliás, um dos pontos turísticos mais visitados e se tornou tão marcante que a Praça Pedro Lessa, onde se localiza, ficou conhecida como “Praça dos Correios”. No entanto, apesar de e prédio ter sido aberto à visitação em 2013, a sua história é bem mais antiga. Sendo assim, hoje vamos te contar X curiosidades sobre o Palácio dos Correios.

  • Nas décadas que se seguiram à Proclamação da República, a demanda pelos Correios cresceu muito. Assim, em 1928, viu-se a necessidade de construir uma sede maior que desse conta considerando que, até então, ocupava um prédio alugado bem precário.
  • A área de cerca de 15 mil m² que o edifício tem até hoje era, originalmente, do Hospital Militar.
Fonte: site oficial.
  • A inauguração do novo Palácio ocorreu dia 7 de outubro de 1922 durante as comemorações do centenário da independência.
  • O Palácio dos Correios funcionou como sede até a década de 70. Na ocasião, transferiram as atividades administrativas  para outro prédio na Vila Leopoldina. Em 1978, passou pela primeira reforma a fim de instalar elevadores que facilitassem os serviços de postagem.
Fonte: site oficial.
  • A segunda reforma ocorreu a partir de 2005 em meio ao projeto de revitalização do centro antigo da cidade de São Paulo. As características ecléticas do Palácio se mantiveram, mas ele também ganhou salas expositivas para o Centro Cultural.
  • O tombamento do edifício do Palácio dos Correios ocorreu em 2012 com a patrimonialização do Vale do Anhagabaú.

Para acompanhar a programação do Centro Cultural no Palácio dos Correios, acompanhe o site oficial da instituição.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile